Os clientes do restaurante instalado na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, já podem desfrutar de refeições aconchegantes, casando a mesa com a presente estação do ano. A carta traz-nos opções como o Polvo à lagareiro com batatas a murro e grelos; Barriga de porco com estufado de favas e texturas de enchido; Bochechas de vitela estufada em vinho tinto sobre risotto de cogumelos; ou, preferindo-se,  Filetes de linguado frito com açorda de alho e coentros e Lascas de bacalhau da Islândia com broa e crocante de presunto em cama de esmagada de brócolos e batata a murro.

Lisboa: Sabores de aconchego na nova carta do Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos
Lisboa: Sabores de aconchego na nova carta do Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos

No restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos, também os pratos vegetarianos têm lugar à mesa. Quem por gosto ou por restrições alimentares prefere pratos alternativos pode experimentar o Risotto de cogumelos trufados ou de legumes, ou mesmo Raviollis de legumes assados com molho de abóbora e queijo-creme. Para finalizar, as sobremesas são igualmente variadas e apetecíveis: desde o Petit gateau de caramelo com gelado de nata e Crumble à tarte de musse com caramelo salgado, à banana caramelizada com crocante de amendoim e molho de caramelo salgado, ou à fruta laminada da época.

Lisboa: Sabores de aconchego na nova carta do Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos
Lisboa: Sabores de aconchego na nova carta do Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos

Nos últimos domingos de cada mês, é o cozido à portuguesa que chega à mesa, enriquecido com produtos gastronómicos característicos da zona Oeste como a pera rocha, marmelos e batata-doce.

A cozinha do Páteo Velho Ordem dos Médicos está entregue ao chefe Beja (já com experiência em restaurantes como a Bica do Sapato e o Hotel Real Villa Itália), sob a orientação do chefe José Mártires, do restaurante Páteo Velho, em Alenquer. Privilegia a gastronomia regional portuguesa com um toque de originalidade, criatividade e inovação, bem como uma especial atenção à pesquisa e aos pormenores.

“No entanto, alguns dos pratos que são a alma da casa irão manter-se na carta, como por exemplo a sopa de peixe, os ovos rotos à Páteo Velho com camarão, as lascas de bacalhau, o prato de cabrito e o bife da vazia”, afirma o chefe Beja.

Para acompanhar a refeição, o Páteo Velho Ordem dos Médicos dispõe de uma garrafeira composta por vinhos de todas as regiões do país, maioritariamente de pequenos produtores e com a particularidade de alguns serem médicos produtores.

Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos

Avenida Gago Coutinho, 151, Lisboa

Horário: Segunda-feira a sábado das 12h00 às 23h00

Contactos: Tel.: 964 944 087; e-mail eventos@pateovelho.com.pt

Recorde-se que este ano o Páteo Velho Ordem dos Médicos foi premiado pelo terceiro ano consecutivo com “1 Garfo” na 11.ª edição do concurso gastronómico “Lisboa à Prova”.

Milá Veloso, responsável pela gestão do espaço, afirma que “esta nova Carta foi criada para acompanhar a atual estação do ano, em que apetece uma refeição mais aconchegante, mais quente, que nos remete para a sensação de felicidade de estar com a família e os amigos à volta da mesa”.

No Páteo Velho Ordem dos Médicos os preços médios são de 20,00 euros ao almoço e 30,00 euros ao jantar. É aconselhável reservar antecipadamente.