Em outubro de 2017, algumas dezenas de afortunados provadores daquilo que Lisboa melhor oferece no que toca aos comeres e beberes, passearam-se um par de horas pela agitada capital à boleia de uma carismática carrinha pão de forma. O objetivo: degustarem o potencial de harmonização entre cocktails tendo por base uma bebida de personalidade mediterrânica e a cozinha de três espaços lisboetas. Isto em ambiente de partilha com amigos e colegas de trabalho.

Agora, em maio e junho de 2018, perto de cem participantes na iniciativa “Med Transfers by Gin Mare”, voltarão a dar nas vistas na garupa e ao som do ronco de uma esforçada viatura Volkswagen pão-de-forma que, chegada aos 50 anos de idade, ainda nos dá provas de estar para as curvas, sinuosidades e tropelias que a geografia lisboeta impõe.

Mais a norte, no Porto, também os apaixonados pela boa mesa, terão oportunidade igual. Muda a paisagem, mas mantêm-se o carisma do lugar e sob ares mais setentrionais a irmã nortenha da pão de forma também não será poupada a esforços citadinos.

Lisboa e Porto: Há cem lugares gratuitos para as voltas gastronómicas que casam cocktails com petiscos
No Tivoli Avenida da Liberdade: “Sky Aspirations”, uma mistura de Gin Mare com sumo de clementina, sumo de lima, leite de tigre (o suco resultante da marinada do ceviche), xarope de laranja e manjericão e clara de ovo.

Ao longo de três semanas os roteiros urbanos que combinam cocktails e petiscos em restaurantes e terraços de Lisboa e Porto, vão proporcionar gratuitamente a oportunidade aos participantes de perceber toda a versatilidade sensitiva que se pode guardar dentro de um copo de cocktail. Melhor dizendo, dentro de um trio de copos de cocktail.

O grande objetivo desta iniciativa é, de forma descontraída e em partilha entre amigos, embarcar num périplo pela cidade. Em três pontos pré-estabelecidos, a comitiva estaciona para “abastecer” com um combustível de química irrecusável. O convite é para perceber como o Gin Mare, bebida de berço e assinatura marcadamente mediterrânica, casa com a componente gastronómica. Zimbro, casca de laranja amarga, casca de laranja de Sevilha, cardamomo, azeitona Arbequina, manjericão e tomilho estão entre os ingredientes desta bebida lançada em 2010.

Lisboa e Porto: A carrinha pão de forma está de volta e leva-o a provar cocktails e petiscos gratuitamente

Os aspirantes à experiência restrita (de 29 a 31 de maio e de 5 a 8 de junho – Lisboa e de 4 a 7 e 11 a 14 de junho – Porto), terão de fazer a sua inscrição e a de cinco acompanhantes no microsite da “Med Transfers by Gin Mare”.

Com as inscrições abertas até 31 de maio, os candidatos apenas terão de selecionar uma das datas propostas. Uma vez inscritos, todos os candidatos à experiência ficam numa lista de espera. Desta serão selecionados os vencedores. Uma semana antes da prova os selecionados serão contactados pela marca por e-mail.

No dia em questão, os participantes nesta corrida “louca” por Lisboa verão a carrinha estacionar à hora marcada no ponto de recolha indicado. Depois, até às 22h00, altura em que serão devolvidos ao ponto de origem, terão de estar preparados para os olhares curiosos, as fotografias de quem quer ter no álbum de imagens a lendária Van, e conviver em ambientes descontraídos com os amigos, família ou colegas de trabalho.

Lisboa e Porto: A carrinha pão de forma está de volta e leva-o a provar cocktails e petiscos gratuitamente
Nos três espaços, quer em Lisboa, quer no Porto, os cocktails casam com os petiscos.

Isto mesmo experienciou o SAPO Lifestyle que pelo segundo ano embarcou na volta inaugural destas corridas loucas sob os céus de final de tarde lisboeta. Desta feita, antecipando o roteiro oficial de 2018, com a paragem em três espaços de assinatura e feição distintas. Uma primeira corrida, breve, entre a praça Marquês de Pombal e as alturas do Sky Bar do Hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade. Do topo, a folhagem dos plátanos da grande artéria lisboeta, agitando-se abaixo, como um tapete movente em perpétuo movimento em direção à praça dos Restauradores.

Em torno tudo é Lisboa, no casario, no castelo, no Tejo e no zunzum de gente e tráfego que se agita abaixo. No terraço, próximo do pio das andorinhas, os participantes no “Med Transfers by Gin Mare” têm a oportunidade de provar um cocktail de autor, o “Sky Aspirations”, uma mistura de Gin Mare com sumo de clementina, sumo de lima, leite de tigre (o suco resultante da marinada do ceviche), xarope de laranja e manjericão e clara de ovo.

Lisboa e Porto: A carrinha pão de forma está de volta e leva-o a provar cocktails e petiscos gratuitamente
No restaurante Pesca, “Gin Fizz de Ervilhas e Lima Kaffir”, mesclando Gin Mare, sumo de limão, sumo de ervilha, xarope de lima kaffir, clara de ovo, Água das Pedras e uns germinados de ervilhas a rematar, como elemento de decoração.

Não se fica a mesa pelo bebível, pois a ideia é promover o casamento com o comestível. No caso vertente uma tábua de sabor nipónico: um Roll de barriga de atum e camarão com ovas tobiko e um Niguiri de salmão braseado com molho teryaki, cebolinho e sésamo ralado.

Segunda etapa e esforçada subida desde a Liberdade até à cosmopolita movida das proximidades do Largo do Príncipe Real. Desta feita o Restaurante Pesca, na Rua da Escola Politécnica, que nos dá prova de que este Gin é indiscutivelmente um filho do Mediterrâneo e de casamento harmonioso com os comeres do mar. Sobre o balcão descansa um trio de frescas ostras de Setúbal.

Um tríptico de sabores, com uma versão de ostra de pérolas de mirim, molho de soja e coentros. Uma outra versão com Ostra de água de pepino. Limão confit e salicórnia, esta última demonstrando o porquê de ser um excelente substituto para o sal. Finalmente, uma Ostra ao natural com uma generosa golpada de Gin Mar e bitter de azeite de Azeitona Arbequina. Três petiscos a emparelhar com uma generosa dose de cocktail. Um “Gin Fizz de Ervilhas e Lima Kaffir”, mesclando Gin Mare, sumo de limão, sumo de ervilha, xarope de lima kaffir, clara de ovo, Água das Pedras e uns germinados de ervilhas a rematar, como elemento de decoração.

gin mare

Terceira paragem, com o Tejo a marujar nas proximidades, uma corrida em ronco acelerado até à renovada Praça das Cebolas e à sua Taberna Moderna, casa ampla de comeres de carta bem assente na portugalidade e mais uma proposta em formato petisco. Uma Tosta com pasta de manjericão, lascas de bacalhau e tapenade de azeitona e figo seco. Pãozinho estaladiço sem a pedir esforços desnecessários na trincadela, o fiel amigo a lascar na perfeição e sem abusos de sal e o restante tempero com o manjericão a preponderar. Para acompanhar, mais uma visita do nosso Gine Mare, a última da noite e em casamento com sumo de maçã verde, xarope de alecrim, clara de ovo, folhas de manjericão.

Encerrada a jornada, ala até ao ponto de partida. Três quilómetros de ascensão frenética e com um q.b. de adrenalina empurrado a uma caixa de velocidades de 1968. É obra, mas tem genica.

gin mare

No Porto, este roteiro “Med Transfers by Gin Mare” conta com paragens nos restaurante RIB Beef & Wine, com um cocktail “Mediterranen Bunny” (Gin Mare, ervas fermentadas, toranja sanguinária, cenoura e erva príncipe, a acompanhar um pica-pau de lombo com salsa de la vida). Na Vermuteria da Baixa, os participantes terão a oportunidade de degustar um cocktail “Ginger & Rosemary” (Gin Mare, cordial gengibre, cordial de limão, vermute tinto, ramo de alecrim, clara de ovo a acompanhar uma Bruschetta de focaccia de cebola com mozarela, presunto de Parma e manjericão). Finalmente na casa Nogueira´s o cocktail “Mediterranean Basil Leaf” (Gine Mare, limão, açúcar, folhas de manjericão, dashes de pimenta preta) harmoniza com uma Brushetta tártaro bárbaro com aromas mediterrânicos.

s.