Beber cerveja a pedalar junto ao rio Tejo é uma iniciativa que nasceu em 2014 pela mão de Diogo Bação e Diogo Gonçalves. Os dois amigos tinham, desde os tempos de faculdade, vontade de desenvolver um projeto em conjunto.

Em diferentes viagens ao estrangeiro conheceram o conceito de pedalar, passear e beber cerveja. Decidiram que uma boa ideia para dar início ao sonho de terem o seu negócio. Tudo aconteceu no ano de 2011. A parte mais fácil foi comprar a bicicleta que chegou a Portugal em dois meses. “Como era a primeira ´coisa` do género em Portugal, para obter licenças, seguros, etc... demorou muito tempo mesmo. Fomos fazendo alguns eventos privados e ativações de marcas até começarmos a conseguir trabalhar com o mercado que realmente queríamos, o turismo”.

Lisboa: Cerveja, o “combustível” para pedalar mais de dez mil quilómetros à beira-mar
créditos: @Beer Bike Tours

Aconteceu em janeiro de 2014, “aproveitámos os contactos que já tínhamos na área e desde aí temos tido um grande crescimento, tal como o turismo na cidade de Lisboa e em Portugal no geral. O nosso objetivo é crescer ainda mais nos próximos anos, e conseguir implementar outras ideias inovadoras e, preferencialmente, ecológicas”, sublinham os empreendedores.

O objetivo do Bike Bar Tours é proporcionar uma experiência diferente não deixando ninguém alcoolizado. “O objetivo não é fazer com que as pessoas saiam alcoolizadas, até porque cinco bebidas, no máximo, por cada participante não fazem com que uma pessoa saia da beer bike ‘com os copos’".

Na zona ribeirinha de Belém grupos de amigos, cinco a 18 (mas Diogo Bação relembra que se o número for diferente, não deixem de os contactar) juntam-se para pedalar durante uma hora e beber cerveja de uma marca portuguesa. Também é possível experimentar outras bebidas como sangria, vinho rosé e refrigerantes.

Diogo Bação e Diogo Gonçalves adiantam que querem ter mais Bike Bar Tours a circular noutras zonas da cidade e expandir para outras localidades do país.

Desde janeiro de 2014, no percurso atual já foram feitos mais de dez mil quilómetros e bebidos mais de vinte mil litros de cerveja.

Texto: Sara Pelicano