No concurso criado pela Revista de Vinhos e promovido, em 2018, em parceria com a Vinalda, participaram candidaturas provenientes de todo o país. Concorrentes que puseram em destaque diferentes abordagens e formas de trabalhar e promover o vinho junto do cliente.

Os membros do júri analisaram todas as propostas com base numa grelha com mais de 40 critérios que se distribuíram por diferentes categorias, desde a parte visual da carta à funcional, organizativa, passando pelas capitações, menções legais dinâmicas e estratégia de vinho a copo, entre outras.

A avaliação foi complementada com visitas-mistério aos restaurantes para verificação e avaliação serviço.

No que respeita ao “Prémio Absoluto de Melhor Carta e Serviço de Vinhos”, este foi atribuído ao restaurante The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.

Já na categoria “Prémio Nacional”, sagraram-se vencedores os restaurantes Beef & Wine (Lisboa), DOP (Porto), JNCQUOI (Lisboa), Varanda (Lisboa).

Por seu turno, na categoria “Prémio Regional”, a escolha do júri recaiu no Café Alentejo (Évora), DOC (Douro), Nobre Vinhos e Tal (Guarda), Rei dos Leitões (Bairrada), Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores).

“Foi o retomar de um concurso com critérios mais apertados e exigentes para que o apuramento destacasse efetivamente as melhores cartas e os melhores serviços. Com este concurso, queremos evidenciar o trabalho que os restaurantes nacionais têm desenvolvido nesta área que muito contribui para a promoção do vinho junto do cliente e até para a sua formação”, referem Nuno Pires, Diretor da Revista de Vinhos e José Espírito Santo, CEO da VINALDA, e parceiros da iniciativa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.