O menu de degustação tem sete pratos criados em parceria com os gelados Santini – cada prato tem um apontamento diferenciador de gelado, nos sabores mais inesperados. Mas a nova carta vai ainda mais longe e apresenta opções que dificilmente seriam encontradas com tanto detalhe e minúcia noutro local. Henrique Costa Pereira, F&B Director do The Insólito, refere que esta foi a carta mais trabalhada, a que sofreu mais alterações e processos até ao lançamento, e a tecnicamente mais avançada, desde que o restaurante abriu.

A consultora gastronómica Joana Moura e o chefe de cozinha Nuno Bandeira de Lima conseguiram “trazer a todos os pratos da carta algum elemento mais insólito (a apresentação, as texturas, os sabores…)”, acrescenta Henrique. “Quisemos trazer mais inovação e criatividade para esta carta, como o gelo seco, as flores ou a nossa plantação de micro-ervas e, ainda, os gelados Santini. Criámos a nossa própria loiça e procurámos combinar as nossas entradas e sobremesas com cocktails, também eles singulares”, remata Nuno Bandeira de Lima.

Da nova carta (preço médio: €45,00 por pessoa), destacam-se os pratos visualmente apelativos, a fusão da cozinha asiática com modernas técnicas de confeção, a utilização dos melhores ingredientes com surpresas inesperadas. Dois exemplos: o Carpato (Carpaccio de pato fumado com tomilho, ravioli de laranja, compota de pêra & Porto) e o Liber’atu (Atum dos Açores braseado com pó de azeitona, servido com batata doce, cogumelos shimeji e molho de soja doce). Ou ainda a originalidade da entrada Hat Trick (3 ostras: ao natural, fumada com algas e gelado Santini de ostra), e da sobremesa 1000 Folhas (Mil folhas de creme de alfazema com mirtilos e pétalas de violeta). Sem esquecer a preferida do chefe, a empada de javali, já que foi ele a “criar a caixa e tudo o que a envolve, desde as folhas secas ao nevoeiro que o gelo seco produz” ou o Veado, "pela apresentação arriscada e o sabor distinto".

The Insólito

Rua de São Pedro de Alcântara, nº83, Lisboa

Tel: 211 303 306

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.