Manda a tradição que uns quantos dias antes da abertura oficial do Peixe em Lisboa, este ano com arranque a 5 de abril, se reúnam os chefes presentes na área dedicada às representações dos restaurantes e se faça um sorteio.

No centro do pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, é colocada uma tombola e, nela, dez cartões numerados. Em torno da tombola sentam-se os dez chefes de cozinha em representação de outros tantos restaurantes nacionais. Duarte Calvão, diretor do evento, faz as honras da casa. É um momento, pontuado de humor, de atribuição aleatória do número de tasquinha a cada um dos restaurantes que de 5 a 15 de abril, no decurso do Peixe em Lisboa, vai fazer prova dos seus comeres de mar. Isto diariamente, do meio-dia à meia-noite.

Peixe em Lisboa: Os 10 dias que agitam a cozinha na capital
Peixe em Lisboa: Os 10 dias que agitam a cozinha na capital
Ver artigo

O SAPO Lifestyle esteve presente neste momento exclusivo, ainda com o Pavilhão Carlos Lopes em jeito de estaleiro para acolher o Peixe em Lisboa. Altura para provarmos em primeira mão aquilo que os milhares de visitantes deste evento poderão degustar.

Em ano de décima primeira edição, há três estreias na área reservada aos restaurantes: Casa do Bacalhau, do chefe João Bandeira; Loco, da responsabilidade do chefe Alexandre Silva e Mariscador, liderado pelo chefe Rodrigo Castelo.

Marcam ainda presença: Arola, do Hotel Penha Longa (Sintra), Ibo, do chefe João Pedrosa; Kanazawa, do chefe Paulo Morais, Kiko Martins; Taberna Fina, do chefe André Magalhães; Ritz Four Seasons, do chefe Pascal Maynard e por fim, o Ribamar, em Sesimbra, de Hélder Chagas, único restaurante que esteve sempre presente nas 11 edições do Peixe em Lisboa.

Entre as centenas de pratos mais ou menos substanciais que podemos provar, salientamos algumas das propostas de cada chefe. Faça a sua escolha.

Kiko Martins/António Barros (tasquinha nº 1): Ceviche puro d´A Cevivheria (8,50 euros), Tataki de espadarte rosa d´O Asiático (8,50 euros), Taco de tártaro d´O Talho (6,50 euros).

Ritz Four Seasons Hotel (tasquinha nº 2): Tartar de robalinho, espuma de maracujá e gengibre crocante (8,00 euros), Camarão Kadaif, mayo chili yuzu (8,00 euros), Garoupa, emulsão bulhão pato, beldroegas do mar, bockchoy e azeite de coentros (10,00 euros).

Ibo Restaurante/João Pedrosa (tasquinha nº 3): Croquetes de sapateira e maionese de citrinos (5,00 euros), Nacho de milho com atum e abacate, lima e coentros (6,00 euros), Espada preto em molho agridoce e bolo do caco choco (7,00 euros), Atum braseado, creme de cogumelos Portobello e picles agridoces (9,00 euros).

Penha Longa/Arola (tasquinha nº 4): Peixinhos-da-Horta com mojo verde e sal de citrinos (6,00 euros), Anchovada de polvo (8,00 euros), Feijoada do mar, cana de lombo ibérico, crumble de broa de milho, limão confit e plâncton (9,00 euros), Pescada de anzol, salada morna de jovens espinafres, caril, pimentos piquillos, amêndoas (9,00 euros).

Taberna Fina/André Magalhães (tasquinha nº 5): Pastel de bacalhau e alho (5,00 euros), Cachorro de buzinas (8,00 euros), Bao de caranguejo 2.0 (10,00 euros), Sarrabulho de chocos (8,00 euros).

Mariscador/Rodrigo Castelo (tasquinha nº 6): Expresso do caranguejo da meia-noite (2,30 euros), Coscorão do rio até ao mar (6,70 euros), Caranguejo de casca mole na pombinha (7,95 euros), Cevadotto de lagostim do rio com camarão gigante (9,98 euros).

Loco/Alexandre Silva (tasquinha nº 7): Mexilhão com maçã verde e raiz de aipo (6,00 euros), Caldo de caranguejo com lula e óleo de pimento assado (6,00 euros), Risoto de tinta de choco com vieiras e algas (8,00 euros), Peixe do dia ao vapor com pasta cítrica, bebida de coco e crocante de algas (10,00 euros).

Kanazawa/Paulo Morais (tasquinha nº 8): Mokuzuke (sashimi) Sashimi Moriwase 9 fatias de peixe e marisco da nossa costa (10,00 euros), Shiizakana (fondue japonês ou prato com caldo) Ramen de polvo em caldo de porco (8,00 euros), Yosenablehotpot de peixes e mariscos, molho de sésamo (8,00 euros), Tempura de lula recheada com enguias e foie gras molho umeboshi (10,00 euros), Chirashi (ouriço-do-mar, camarão, tamago, kizami) 10,00 euros.

Restaurante Ribamar/Helder Chagas (tasquinha nº 9): Sopa de peixe de uma caldeirada (4,00 euros), Lascas de bacalhau com creme de batata e pão preto (6,00 euros), Caranguejo frito com maionese de abacate e lima (7,00 euros), Sopa rica de peixe e marisco (8,00 euros).

Casa do Bacalhau/João Bandeira (tasquinha nº 10): Pataniscas de bacalhau (1,50 euros/unidade), Carpaccio de bacalhau, rúcula, azeitonas, alcaparras e azeite (6,00 euros), Bacalhau confitado a baixa temperatura com puré de citrinos (9,00 euros), O clássico bacalhau com broa e grelos salteados em azeite trufado (9,00 euros).