Valença organiza a Festa da Castanha, Castanhas assadas, licores e doçaria tradicional, à base de castanha, jeropiga, vinho novo e outros produtos locais tradicionais pretendem proporcionar um dia de outono de encontro às raízes gastronómicas de Valença.
Recuperar o papel que a castanha desempenhou na gastronomia da região e promover os demais produtos tradicionais associados é um dos grandes objectivos desta “Festa da Castanha”, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Mendes.
Um magusto tradicional será reproduzido no Jardim Municipal, acompanhado dos cantares ao desafio e dos sons das concertinas. Reviver as mais castiças cantigas, versos e ditotes alusivos à cultura da castanha e ao outono serão uma das marcas desta festa.
O evento conta com a colaboração das juntas de freguesia e colectividades do concelho.
A castanha foi um alimento base na cadeia alimentar humana de Valença, durante séculos. Nas aldeias valencianas a castanha representa, ainda, importância gastronómica não só consumida assada, cozida, mas, também, no caldo, em puré, a acompanhar muitos pratos e até no pão de castanha.