O novo ano lectivo é inaugurado com o ciclo “Literaturas” que foca a importância dos livros em diferentes áreas da vida, da culinária e dos vinhos ao sexo, às cidades e à ciência. Maria José Azevedo Santos, medievalista e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Albano Lourenço, Chefe na Quinta das Lágrimas, são os dois convidados para a primeira sessão do ciclo “Literaturas” dedicada aos “Livros e Gastronomia”.
Para melhor perceber a estreita ligação que une os livros e a culinária, Maria José Azevedo Santos propõe uma viagem ao passado, com uma intervenção centrada na cozinha da idade média. Baseando-se num manuscrito de 1524 que estuda no seu livro “Jantar e cear na corte de D. João III”, a especialista analisa a despesa de alimentos comprados para a mesa do Rei e dos seus irmãos nesse ano, fornecendo muitos elementos esclarecedores para entender a importância da comida na altura.
A actual Directora do Arquivo da Universidade de Coimbra é também responsável pela implementação no ano lectivo 2008-2009 do primeiro mestrado em Portugal sobre alimentação ("Alimentação. Fontes Cultura e Sociedade", FLUC). Com uma forte vertente multidisciplinar, o novo currículo pretende perceber a evolução dos alimentos, mas também o papel que a culinária desempenha hoje na nossa sociedade.
“Existe uma sensibilidade, uma apetência cada vez maior pela parte formativa da cozinha, por parte do público em geral”, sublinha Albano Lourenço. “Com revistas, jornais ou livros, as pessoas procuram fazer algo diferente em casa, procuram fazer um pouco de gastronomia na sua cozinha”, acrescenta. Partindo da sua experiência e do seu amor pela arte gastronómica, o chefe de cozinha vai complementar a visão lançada pela historiadora Maria José Azevedo Santos.
Natural de Coimbra, Albano Lourenço já cozinhou em alguns dos melhores restaurantes de Portugal e contribuiu de maneira decisiva para a obtenção da estrela Michelin do “São Gabriel”. Na próxima Quinta-feira, vai falar da sua arte criativa, da sua própria experiência com os livros de gastronomia, mas também da obra da sua autoria, “A Bíblia contada pelos Sabores”, publicada em 2007 pela Assírio & Alvim.
Programa:
Livros e Gastronomia
Quinta-feira, 18 de Setembro
21h00
Albano Lourenço, Chefe - Quinta das Lágrimas Maria José Azevedo Santos, Historiadora e Profª. Catedrática - FLUC
Livros e Vinhos
Quinta-feira, 9 de Outubro
21h00
Filipa Pato, Enóloga – Bairrada
José Mendonça, Produtor - Quinta dos Cozinheiros

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.