Perdizes com vinho da Madeira, cenourinhas com laranja e coentros e pasteis de sêmola com alperces secos: é esta a ementa proposta pelo único Chefe premiado com 14 estrelas Michelin, Alain Ducasse, para os astronautas da Estação Espacial Internacional.
O cozinheiro esteve à frente de uma equipa de profissionais que elaborou esta ementa, com o objectivo de criar pratos que resistam bem às condições adversas do espaço e façam as delícias dos astronautas, mais habituados a frango re-hidratado.
Segundo notícia da Lusa, “a comida foi transportada para a estação espacial numa nave russa em Outubro passado e provada por um astronauta a semana passada, no âmbito de uma experiência para melhorar a alimentação destes profissionais”.
A operação foi um sucesso, mas “o novo menu só será servido em ocasiões especiais como seja a celebração do fim de uma missão”, diz a agência noticiosa.
A concepção da ementa não foi fácil, já que foram impostos limites quanto à capacidade de a comida poder ser enlatada e aquecida, ausência de bactérias e quantidade mínima de humidade, para impedir as bolhas de líquido.
A Agência Espacial Europeia prevê criar estufas para cultivar vegetais em Marte, tendo Alain Ducasse seleccionado alface, cebola, tomate, batata, rebentos de soja, trigo, beterraba e uma alga, a spirulina. Com estes ingredientes, o Chefe propõe confeccionar folhados de tomate e batata, pão "marciano" com geleia de tomate verde e "gnocchi" de spirulina.
Dieta espacial
Este artigo tem mais de 17 anos
Que o vinho da Madeira é eterno, já se sabe. Mas agora também é cosmonauta. Um famoso Chefe francês seleccionou-o como ingrediente na dieta a experimentar na Estação Espacial Internacional.
Comentários