
Pode parecer mentira, mas embelezar a comida é uma profissão bastante rentável e mais comum do que parece. Sempre que se filma um anúncio televisivo ou fotografa uma sessão fotográfica para determinada marca ou produto é chamada ao estúdio uma Food Stylist. Mas no que consiste esta profissão?
“Eu sou o cabelo e a maquilhagem da comida”, revela a estilista nova-iorquina Charlotte Omnès ao jornal britânico The Guardian. “Quando vemos as modelos a desfilar na passerelle, elas não são assim na realidade.” E o mesmo se passa com a comida. O seu trabalho passa por embelezar os alimentos, torná-los mais apetecíveis e irresistíveis para o consumidor. No final de contas o que importa é o aspeto e não o conteúdo.
Para que isso aconteça, são utilizados vários artifícios. Esponjas, cola, tinta para comida, colorante ou o spray WD-40 são apenas alguns produtos indispensáveis que devem constar no kit destas profissionais. Em média uma sessão fotográfica para uma campanha publicitária ou anúncio televisivo pode demorar cerca de 10 horas. Curioso? Fique a conhecer alguns dos segredos utilizados para fazer alguns dos seus anúncios preferidos e veja se depois vai conseguir olhar da mesma forma para esses alimentos.
Anúncios de cereais: O leite, que é um dos elementos fundamentais para filmar este tipo de publicidade, é quase sempre falso. Isto deve-se ao facto do líquido amolecer os cereais e estes tornarem-se pouco atraentes de fotografar. A solução encontrada para substituir o leite passa por uma mistura de creme de cabelo e loção solar, bastante mais espessa e consistente.
Anúncios de café: Quem diria que num anúncio de café o líquido que vemos não é mesmo o verdadeiro? As food stylists normalmente utilizam uma mistura de água e gelatina para fazer o café dos anúncios uma vez que é difícil de trabalhar com a sua textura oleosa.
Anúncios de gelados: Os gelados irresistíveis que vemos nos anúncios são uma deceção quando vistos de perto. Devido ao facto de derreterem facilmente e serem difíceis de moldar são substituídos por uma mistura nada deliciosa: glacé, açúcar em pó e xarope de milho. Já o famoso chantilly é substituído por creme de barbear e os batidos são feitos com sour cream por serem mais consistentes.
Anúncios de bebidas: Em anúncios de bebidas normalmente só se usa a bebida real se esta tiver álcool. Tirando isso a bebida anunciada nunca é utilizada na execução da campanha publicitária. Por exemplo, para fazer cocktails é usada uma mistura de água e colorante, enquanto o gelo é quase sempre de plástico. “A parte mais importante são os sinais visuais”, refere Charlotte Omnès, como é o caso das bolhas, do gelo, da espuma e do brilho. Uns dos truques para dar o aspeto gelado e fresco a uma bebida é através da utilização de desodorizante ou glicerina na parte externa do copo.
Anúncios de comida italiana: Para criar o aspeto da massa acabada de fazer as food stylists recorrem a truques pouco atraentes: para além de acenderem um pau de incenso (que depois é apagado com Photoshop) também pode ser utilizado fumo de cigarro ou tampões ensopados em água previamente aquecidos no micro-ondas.
Ainda tem apetite?
Comentários