Hugo Nascimento pratica uma cozinha de emoção, onde cada prato conta uma história. Com esta narrativa, o chefe de cozinha lisboeta, procura promover uma experiência e assume que para recriar sabores, recorre às memórias. Aquelas de conforto, as da mãe. Na arte do empratamento, herda do avô, que nas horas vagas era artesão, o dom de ser artista.

Ao Fundão, mais concretamente na consultoria que assume no restaurante Pecado, instalado no Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, Hugo Nascimento promete recriar a simplicidade da gastronomia da região beirã, dando destaque aos pratos das beiras e privilegiando os produtos e os produtores locais.

Chefe de cozinha Hugo Nascimento tem um novo Pecado
créditos: Jorge Simão

Na carta do restaurante destacam-se pratos como o cabrito, o polvo, o bacalhau, os enchidos como os maranhos à Convento do Seixo, ou os queijos regionais com destaque para o queijo Serra da Estrela.

“Procuro desenvolver aqui uma cozinha de inspiração regional, simples e saborosa e sobretudo com muita alma. Para mim menos é mais”, explica o cozinheiro lisboeta.

O restaurante Pecado ocupa parte do corpo da igreja do século XVI e ainda o altar mor, onde se conservam os seixos onde, reza a lenda local, terá aparecido Nossa Senhora.

Chefe de cozinha Hugo Nascimento tem um novo Pecado
créditos: Jorge Simão

Hugo Nascimento nasceu em Lisboa em 1976. Irrequieto desde criança, já na adolescência estava atento a tudo o que se desenrolava à volta da mesa. Nas passagens pela cozinha, questionava tudo o que ali se fazia. O aroma dos cozinhados da avó não lhe eram indiferentes. Com o avô, entretinha-se a dar largas à imaginação. As histórias vindas do rio, da terra e do pasto, faziam-no viajar até ao fantástico. Com os amigos, andava de skate e tocava umas notas na guitarra. Estudou com ambição de seguir arquitetura, mas a arte de cozinhar revela-se paixão mais forte.

Restaurante Pecado

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

Quinta do Convento, Fundão

Contactos: Tel. 275 249 670; E-mail: info@conventodoseixo.com

Em 1996, no Café Café conhece o chefe de cozinha Vitor Sobral.  Em 2004, no Restaurante Terreiro do Paço, Hugo Nascimento assume pela primeira vez a posição de chefe de cozinha.  Desde então, começaram as participações internacionais. Destaque-se Macau, Canadá, Alemanha, Brasil e África do Sul e Botsuana, como destinos cruciais para o seu desenvolvimento profissional.

Em 2014 participou no "Masterchef Portugal" com uma masterclasse de bacalhau. Em 2019 foi jurado do programa "Famílias Frente a Frente".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.