Sempre teve curiosidade de experimentar a sensação que seria estar numa cozinha semelhante à do MasterChef? A Cozinha do Rock, do espaço Continente, está decorada a rigor e as prateleiras remetem-nos para esse programa de televisão a que nos habituámos a assistir há largos anos. “Isto é quase como se fosse uma simulação do MasterChef, mas mais rápido”, explica-nos o Chef André Gerardo, o responsável por supervisionar este workshop.
Entre tachos, frigideiras e baterias, há três bancadas preparadas para receber 24 festivaleiros de cada vez (mediante inscrição prévia), onde se propõe cozinhar uma de oito receitas diferentes, ao longo do dia. A cozinha abre às 12h e encerra às 19h30. Cada sessão tem a duração de 30 minutos, mas os participantes têm apenas 20 para executarem as receitas, sob a orientação do Chef André Gerardo e da sua equipa.
Para quem assiste, pode sentir um pouco da adrenalina que acontece neste momento. O relógio não para e os participantes tentam finalizar a sua tarefa da melhor maneira. No final, há prémios.
“Estas aulas têm sido fantásticas, existe muita adesão e as pessoas têm saído daqui bastante efusivas porque há coisas que nunca fizeram em casa, ingredientes que nunca viram”, explicou o Chef. A dinâmica em grupo também tem ajudado esta ação: “eles puxam uns pelos outros e tem sido um workshop que fica bastante interessante, não só do ponto de vista do produto final, mas também da interação entre pessoas”.
Em cada sessão, os participantes recebem uma de oito receitas – entre crunchy wrap, gelado de azoto líquido, falsos ovos estrelados, esferificação São Francisco, rochers de arroz tufado, sponge cake de avelãs, suspiros frescos em azoto e cones com tártaro de atum e falso caviar – e recorrem não só a técnicas de cozinha molecular, como também têm acesso a ingredientes menos comuns, num convite a viver uma experiência gastronómica.
O stand apresenta-se ainda com o mote “Cozinhar. Rockar. Ajudar.” e por cada desafio que os participantes consigam confecionar, a Missão Continente doa uma refeição completa à Refood.
Comentários