Monchique é terra algarvia com vista privilegiada para a Serra de nome homónimo. Por estes dias o ambiente é de inverno, a pedir sabores robustos como são aqueles que associamos aos enchidos.

Desta forma, o fim de semana de 3 e 4 de março, homenageia um dos produtos que mais marca a identidade deste território serrano a sul. A Feira dos Enchidos de Monchique, na 25ª edição, tem entrada livre e agrega no mesmo espaço produtores, a presença de mais de uma dezena de restaurantes da região (na “Praça dos Sabores”), artesanato e um programa de animação musical.

No “Espaço Tradição” os visitantes podem contactar com os guardiões do saber fazer dos enchidos, assim como perceber através de uma mostra fotográfica e artefactos os processos de fabrico daquele alimento.

Já o “Espaço Inovação” faz mostra de ideias de negócio em torno dos enchidos. Empreendedores abordam com os visitantes temas relativos a esta matéria: “Como inovar? Enchidos com polpa de cereja” pela Salsicharia da Covilhã e “Enchidos e costura criativa? - Como interligar produtos?”, por Lili Aldinha.

As crianças contam com uma área a elas dedicada, com oficinas criativas. O “Espaço Bolota”, especialmente criado a pensar nos mais pequenos, proporcionará atelieres sobre o porco explorando a relação deste animal com a natureza, os seus hábitos alimentares, as características do seu habitat, a sua organização social e o imaginário humano com ele relacionado.

O visitante poderá, ainda, assistir e participar no “Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores” dinamizados pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, tendo como principal foco de criação e confeção, os enchidos de Monchique.

Irão existir, também, outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com animação pelo Grupo Atar e Pôr ao Fumeiro.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.