“Estamos a colher os frutos da forte aposta realizada na Herdade do Peso”, sublinha João Gomes da Silva, Administrador da Sogrape Vinhos, sustentando que “estes dois topos de gama agora chegados ao mercado são reveladores do fantástico potencial que a Sogrape hoje detém na região do Alentejo”.
A Herdade do Peso tem investido em condições de exploração da vinha inovadoras e tecnologia na adega, sobressaindo a implantação de um método de viticultura de pormenor, um processo que inclui a microzonagem, ou seja, a identificação, por métodos científicos, dos melhores talhões de vinha e, em cada talhão, das melhores zonas para a produção de determinados tipos de vinhos. Outro exemplo é o sistema computorizado de rega que assegura o mais correto aproveitamento de um bem tão escasso como é a água.
É neste contexto que nascem as mais recentes referências deste produtor alentejano,
O primeiro, o Herdade do Peso Ícone Tinto 2014, celebra a chegada ao mercado de um vinho de edição limitada. Uma nova edição de um vinho de topo que teve a primeira incursão no mercado em 2007, nascido da excelente colheita de 2007. Na altura, a crítica considerou-o uma preciosidade da viticultura alentejana.
“A Natureza facultou-nos as condições perfeitas para uma vindima de 2014 muito prometedora. O resultado foi este vinho raro que orgulha quem o faz e emociona quem o bebe”, refere Luís Cabral de Almeida, o enólogo que assina o Herdade do Peso Ícone Tinto 2014, sublinhando que estamos perante um tinto que representa a plena afirmação do elevadíssimo potencial da viticultura da alentejana Herdade do Peso, enquadrando-se também na estratégia da Sogrape Vinhos oferecer um vinho superlativo nas diversas regiões onde marca presença.
Vinificado a partir das uvas dos melhores talhões de Alicante Bouschet (96%) e Syrah (4%), este Herdade do Peso Ícone Tinto 2014 estagiou cerca de 12 meses em barricas de carvalho francês de diversas idades e tanoarias, tendo posteriormente estagiado em garrafa a temperatura controlada (15°C) durante cerca de 18 meses.
Na nota de prova temos um vinho com cor profunda, aroma muito complexo com notas ainda de alguma fruta preta, como amoras, mas principalmente de nuances mentoladas, folha de tabaco e pimenta negra. Na boca apresenta uma excelente estrutura e equilíbrio. Taninos presentes, mas sedosos, de grande qualidade. Final muito longo e complexo.
Dada sua grande complexidade, este Ícone 2014, que vai evoluir muito bem por 10-15 anos, é ideal para acompanhar pratos de carne elaborados e caça.
O Herdade do Peso Ícone Tinto 2014, do qual foram produzidas 6.655 garrafas, vai estar disponível no mercado a partir de novembro de 2017 com um preço recomendado de 85,00 euros.
Outro lançamento aguardado para este novembro, o Essência do Peso 2015, um néctar que, a cada ano, terá um carácter distintivo. Assente neste princípio, a colheita agora lançada nasce das uvas da casta Alicante Bouschet, provenientes de dois talhões da herdade (nºs 2 e 4) com tipos de solo diferentes e que deram origem a vinhos distintos que se juntaram no lote final.
Segundo Luís Cabral de Almeida, o enólogo da Herdade do Peso, “do lote nº 2 saiu um vinho com aromas a fruta vermelha madura, gordo e de cor profunda, enquanto o outro lote deu origem a um vinho em que se destacavam a acidez, uma maior estrutura tânica e um longo final”.
A nota de prova deste Herdade do Peso Essência do Peso 2015 revela-nos um tinto de cor vermelho-granada, muito intensa. Grande intensidade e complexidade aromática dominada por componentes de frutos pretos muito maduros, como amora e ameixa preta. Denso na boca, com taninos de grande qualidade, acidez equilibrada, final intenso e longo. Um vinho poderoso e ao mesmo tempo elegante.
Após a fermentação, os vinhos foram transferidos, separadamente, para barricas novas (30%) e usadas (70%) de carvalho francês, onde estagiaram cerca de 12 meses até se fazer o lote final. Ao engarrafamento, num total de 6.600 garrafas, seguiu-se um estágio a temperatura controlada (15°C) para se atingir o equilíbrio adequado ao consumo.
O Essência do Peso 2015 está pronto a ser consumido, mas atingirá a sua plena qualidade quatro a cinco anos após a colheita, podendo evoluir positivamente durante vários anos. A grande elegância e equilíbrio deste vinho fazem dele acompanhamento para pratos de carne da rica gastronomia alentejana.
O Herdade do Peso Essência do Peso 2015 vai estar disponível no mercado a partir de novembro de 2017 com um preço recomendado de 22,50 euros.
Comentários