Promovida  pela Fundação Manuel António da Mota e pela Embaixada do México em Portugal, a “Semana do México en Porto” arranca dia 12 de maio, às 19h00, com uma Bachata Mexicana que vai encher de ritmo o Mercado do Bom Sucesso.

Este, aliás, será o palco para mostrar o melhor do México, da gastronomia à moda, passando pela música e pelo cinema. Dia 13 de maio, sexta-feira, pelas 19h00, são inauguradas as exposições “Oaxaca de Juárez” e “Entre Ramas”, na Fundação Manuel António da Mota, com um cocktail servido pela Chefe Mari Carmen Sáenz. Neste mesmo dia, pelas 21h30, a cantora mexicana Maria Guadalupe del Rocio sobe ao palco com Luís Represas num momento de intercâmbio musical.

No dia seguinte, às 15h00, o escritor mexicano David Toscana estará presente para falar das suas obras. Segue-se, às 17h00, o ateliê gastronómico para crianças “Pratos com História”, orientado por  Saphir Cristal, numa temática dedicada  à pintora mexicana Frida Khalo. Pelas 19h00, decorrerá o desfile de moda "Resignificación de Frida Kahlo”, da estilista Nelyda Acosta, também inspirado na mesma artista plástica. O dia culmina, às 21h30, com um espetáculo musical de Mariachis.

No domingo, dia 15, é a vez do cinema mexicano contemporâneo marcar presença. À noite, pelas 21h30,  haverá um espetáculo de música clássica mexicana.

O Restaurante “Frida” vai acolher na segunda-feira, dia 16, um showcooking no qual serão elaborados alguns dos melhores sabores mexicanos com o objetivo de divulgar e promover a gastronomia desse país.

No dia 17 de maio, são servidos cocktails na “Happy Hour Mexicana”, marcada para as 17h00,  ao ritmo de um DJ. Para os aficionados do futebol, às 18h00, os jogadores mexicanos que integram o plantel do Futebol Clube do Porto estarão presentes no Mercado para um momento de convívio.

Na manhã de quarta-feira, pelas 11h00, um dos chefes do Restaurante Frida vai orientar um workshop de cozinha mexicana. Ao final do dia encerra-se o ciclo de cinema mexicano com uma viagem cinéfila por alguns dos principais trabalhos do realizador Luis Buñuel.

Quinta-feira é dia de “Fiesta Mexicana”, a partir das 17h00, com várias surpresas gastronómicas a desfilarem ao ritmo de um DJ.

A “Semana do México en Porto” encerra, no dia 20, com um espetáculo de folclore mexicano, protagonizado pelo grupo Sabor Latino, seguido de uma atuação dos Son de México.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.