Na 4ª edição do “Wine and Flavours Film Festival”, Lisboa visita território duriense para trazer até à capital os vinhos daquela que é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo.

Desta forma, entre 24 e 25 de janeiro, os alunos finalistas de vários cursos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), festejam com jantares temáticos, degustações e muito cinema (programa de exibições ainda por fechar) o vinho e os sabores do Douro. Um festival que decorre nas instalações da EHTL, edifico Machado de Castro, R. Saraiva de Carvalho 41.

Para que não perca pitada deste momento de convívio com alunos e chefes de cozinha de nomeada, também docentes naquela instituição, ficam, aqui, os pontos mais marcantes do programa.

24 de janeiro , quarta feira

A abrir o festival podemos contar com o almoço temático “Douro Vinhateiro” (13h00), no restaurante de Aplicação da Escola.

Pelas 18h30 a Quinta da Veiguinha traz ao festival o Queijo Terrincho DOP, obtido a partir de leite cru de ovelha da raça única, Churra da Terra Quente, bem como todo o conhecimento e segredos por detrás da sua produção.

Mais tarde, um concurso de cocktails mostra a versatilidade do vinho do Porto e torna-o ingrediente obrigatório nesta demonstração, onde os alunos põem à prova o seu conhecimento de mixologia.

Jantar “7 Pratos Mortais” (20h00), chefiado pelo chefe Luis Figueiredo e chefe Joaquim de Sousa com a turma finalista de Gestão e Produção de Cozinha.

25 de janeiro (20h00), quinta feira

Os produtos tradicionais da região serão preparados pelas mãos dos alunos do curso de Culinary Arts e reinventados pelo chefe Vítor Adão no jantar “Puro Douro”, no restaurante de aplicação da escola.

No mesmo jantar os doces estarão entregues aos chefes Andreia e Telmo Moutinho (ambos com ligação ao Douro), e ainda com o chefe Francisco Siopa, Joaquim de Sousa e Inácio Berlinda e são elaboradas pelos alunos finalistas do curso de Gestão e Produção de Pastelaria.

Terá lugar a atividade “Speed Wine Paring”, na Sala de Analise Sensorial, onde os participantes podem usufruir dos vinhos da região duriense e ao mesmo tempo, desfrutar de uma excelente companhia.

26 de janeiro, sexta-feira

No almoço de sexta-feira, “Douro à Prova” (13h00) os alunos do curso de Food and Beverage desmistificam a mitologia do vinho, com Baco e Dionísio à mesa. Da cozinha, chegam ingredientes e confeções durienses com o chefe João Sá.

Pelas 16h30, com a colaboração da turma de cozinha, decorre a matinée “Doces ou Salgadas”.

Durante os três dias

Exibição no auditório de filmes sobre a cultura vinícola.

No decorrer desta viagem de três dias os visitantes podem participar no “leilão- Lei_choco_lão”, onde podem contribuir e levar uma peça/escultura em chocolate dos maiores ícones portugueses produzidos pela turma de pastelaria.  O valor adquirido neste leilão reverterá para a Casa do Parque - Associação Crescer Ser.

Os conhecimentos sobre vinho dos visitantes serão postos à prova na iniciativa “Bebe Quizz Passa”.

As reservas para o almoço e jantares podem ser feitas pelo email cinemaacopo@gmail.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.