Na Ericeira há quem situe a antiga designação da localidade, Ouriceira, na presença abundante na costa de ouriços-do-mar, espécie que cientificamente chama pelo nome de Paracentrotus lividus e que, anualmente motiva um festival internacional na vila piscatória da Região Oeste.

É o que acontece este ano na sua quinta edição. O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, de 29 de março a 7 de abril, promete fazer ondas na mesa da localidade atlântica. Isto num evento que não se finca, apenas na componente alimentar, propõe-se debater informalmente os assuntos mais relevantes do momento relacionados com a atividade marítima.

Ouriço-do-Mar, o nosso “caviar” do litoral português
Ouriço-do-Mar, o nosso “caviar” do litoral português
Ver artigo

Vinte e sete restaurantes locais, respondem ao repto e participam, em certos casos, reinterpretando pratos com Ouriço-do-Mar. Uma espécie que para apreciadores mais audazes se come, mesmo assim, ao natural, sem acrescento de outros ingredientes.

O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar é também momento para provar outros pratos de peixe e marisco da Ericeira, assim como para assistir no mercado local a demonstrações de cozinha, a cargo de cozinheiros.

Neste âmbito, marcam presença, Pedro Marques (Valle Flôr Pestana Palace), Luís Castelo (Oficina 8), Miguel Bértolo (Chirashi Sushi), Marcos Silva (Pousada de Lisboa), Flávio Silva (Buke), Nuno Bandeira de Lima (Infame), Leandro Siscometo de Mesquita (Comida Livre), entre outros – que vão revelar formas tradicionais e inovadoras de trabalhar, cozinhar e comer os tesouros apanhados a apenas alguns metros de distância.

Também presentes, cozinheiros e responsáveis de mestrados e pós-graduações ligados à cozinha, ciências gastronómicas e inovação em artes culinárias.

Por seu turno, as Jornadas Técnicas são outro dos componentes deste Festival. Realizam-se na manhã de dia 30 de Março, entre as 9h00 e as 13h00, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, e levam à vila especialistas que vão dialogar sobre dois temas: a Literacia dos Oceanos e, num segundo painel, a Literacia Alimentar. Duas sessões abertas à participação de todos.