Salada morna de abóbora assada e queijo de cabra

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Lave meia abóbora Kokkaido (ou outra a gosto), retire as sementes e corte em fatias finas. Leve ao tabuleiro de forno, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Leve 30 minutos ao forno pré-aquecido ou até a abóbora estar macia e cozinhada.

Num prato de servir, disponha duas chávenas de folhas de espinafre, meia cebola roxa laminada. Tempere com sal, azeite e vinagre balsâmico. Junte a abóbora assada e esfarele 100 g de queijo chèvre. Tempere com orégãos e sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Salada morna de abóbora assada e queijo de cabra

Salada de arroz selvagem com nozes e arandos secos

Coza 220 g de arroz selvagem em água a ferver com sal durante cerca de 40 minutos, ou até ficar cozido. Escorra e deixe arrefecer. Misture o arroz com 175 g de nozes picadas, duas colheres de sopa de hortelã fresca picada, 50 g de arandos, sumo de um limão, duas colheres de sopa de óleo de amendoim. Tempere a gosto com sal e pimenta caiena.

(Fonte: Vogais)

Salada de arroz selvagem com nozes e arandos secos

Salada quente de legumes assados com queijo de cabra

Corte 200 g de pimentos em tiras e uma beringela em cubos com 1,5 cm. Verta um fio generoso de azeite no fundo de uma assadeira. Junte dois dentes de alho com casca, ligeiramente esmagados. Coloque por cima os vegetais, tempere com um pouco de sal grosso e pimenta recém-moída. Leve ao forno pré aquecido nos 200 ºC durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente.

Desfaça um queijo de cabra curado com as mãos para cima dos legumes. Faça o mesmo com quatro folhas de manjericão. Regue novamente com um fio de azeite e desfrute.

(Fonte: Blogue “Faz e Come”)

Salada quente de legumes assados com queijo de cabra

Salada quente de queijo de cabra e espinafres

Corte 300 g de queijo de cabra em quatro fatias iguais. Toste, por três minutos, as fatias no grelhador do forno previamente aquecido a 180 ºC.

Toste quatro fatias das baguetes durante cerca de um minuto de cada lado, ou até ficarem com um castanho bonito. Frite oito fatias de bacon numa frigideira até ficar estaladiço; escorra sobre papel de cozinha.

Entretanto, misture uma colher de sopa de mel com o sumo de um limão, três colheres de sopa de azeite virgem extra e duas colheres de sopa de pinhões. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Disponha os espinafres em cada um dos pratos, depois junte o bacon e uma fatia de baguete tostada. Coloque o queijo quente e tostado sobre a baguete, salpique com o molho e sirva imediatamente.

(Fonte: Vogais)

Salada quente de queijo de cabra e espinafres

Salada quente de grão-de-bico com beringela e curgete

Aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Junte uma beringela cortada aos cubinhos, duas curgetes pequenas fatiadas, sementes de funcho a gosto e salteie. Junte 100 ml de caldo de vegetais e quatro colheres de sopa de molho de soja e cozinhe durante cerca de quatro minutos.

Acrescente 400 g de grão-de-bico (lata) e 100 g de azeitonas pretas sem caroço. Tempere a gosto com pimenta caiena. Sirva sobre uma cama de rebentos de alfafa.

(Fonte: Vogais)

Salada quente de grão-de-bico com beringela e curgete

Salada nutritiva de inverno

Corte 200 g de couve-galega (caldo verde) e coza em água temperada com um pouco de sal grosso. Escorra a água e deixar arrefecer com um fio de azeite por cima. Junte 400 g de grão-de-bico cozido (lata).

À parte faça o cuscuz (demolhando-o em água alguns minutos), temperado apenas com sal, azeite e umas gotas de lima. Numa tigela misture suavemente todos os ingredientes, tempere novamente, com sal, pimenta, azeite, lima e por fim coloque as sementes de girassol a gosto e o cebolinho fresco picado.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Salada Outono

Salada quente de batata-doce

Coza 1 kg de batata-doce durante dez minutos em água temperada com uma pitada de sal grosso. Escorra bem. Toste 350 g de miolo de noz numa frigideira antiaderente e seca.

Misture 170 ml de caldo de vegetais com três colheres de sopa de vinagre balsâmico, três colheres de sopa de óleo de girassol, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de gengibre ralado.

Junte as batatas e as nozes e agite cuidadosamente. Tempere com sal e pimenta caiena e deixe arrefecer um pouco.

Separe as folhas de um molho de coentros frescos e misture com a salada. Corrija o condimento e sirva.

(Fonte: Vogais)

Salada quente de batata-doce

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.