Gaspacho com melão

Corte 500 g de tomates maduros em quartos. Reserve.

Retire a casca e as sementes de um melão (150 g) e corte-o em pedaços.

No copo da liquidificadora coloque o tomate, o melão, meio pimento verde ou vermelho, meio pepino descascado, 25 ml de vinagre, 50 ml de azeite virgem extra, 125 ml de água, quatro cubos de gelo. Processe até obter um creme suave.

No final, prove e retifique de sal e vinagre, caso necessário.

Sirva com um fio de azeite.

(Fonte: Blogue Faz&Come)

Gaspacho com melão

Creme frio de aipo e laranja

Lave um aipo grande e retire-lhe as folhas exteriores. Corte a parte branca e tenra do aipo até encher duas tigelas. Refogue-o suavemente num tacho fundo com quatro colheres de sopa de azeite, durante cerca de dez minutos.

Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente dois copos de caldo de legumes (pode dissolver um cubo de caldo de legumes na quantidade total utilizada nesta receita, quatro copos). Retire do lume e leve à liquidificadora. Acrescente o caldo restante (dois copos) e volte a ligar a liquidificadora.

Aqueça o creme novamente e, quando começar a ferver, retire do lume e acrescente seis colheres de sopa de puré de batata instantâneo. Misture bem e junte um copo de sumo laranja, quatro colheres de sopa de xerez seco. Misture de novo. Aqueça durante um minuto.

Deixe arrefecer e sirva, acompanhado com raminhos de brócolos cozidos e cubos de pão torrado.

(Fonte: Revista Prevenir)

Creme frio de aipo e laranja

Sopa de beterraba desintoxicante, um creme de verão

Para fazer a sopa, misture num liquidificador quatro chávenas de sumo de laranja fresco, duas beterrabas raladas, duas cenouras raladas, dois pimentos vermelhos picados, um abacate fatiado, uma colher de sopa de gengibre fresco picado, dois dentes de alho, duas colheres de sopa de azeite virgem extra, duas colheres de sopa de vinagre de sidra de maçã, duas colheres de sopa de coentros frescos picados, uma pitada de pimenta-de-caiena (opcional), uma pitada de sal rosa e uma pita de pimenta preta, moída no momento. Triture a alta velocidade até ficar suave e cremoso.

Se o preparado estiver demasiado espesso, dilua com um pouco de água. Tempere com sal e pimenta preta a gosto.

Para servir, divida a sopa por taças e decore com os germinados, as nozes e os coentros.

(Fonte: Livro “Cozinha Radiante”, de Mafalda Pinto Leite)

Este verão, prepare sopas frescas, pouco calóricas e sem complicações

Sopa fria de pepino e maçã verde

Na Bimby

Tire um pouco da casca a 500 g de pepino, não na totalidade e corte-o em pedaços. Retire os caroços a 300 g de maçã verde.

No copo da Bimby, coloque o pepino, a maçã, o sumo de uma lima, o sumo de um limão, 100 g de azeite virgem extra, sal e pimenta a gosto, triture 1 min/ vel 9.

Retire e leve ao frigorífico durante cerca de duas horas.

Sirva a sopa bem fria, guarnecida com o cebolinho picado e umas gotas de azeite.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Sopa fria de pepino e meloa com hortelã

Corte a polpa de 400 g de meloa e 300 g de pepino, com a maior parte da casca removida, em cubos pequenos do mesmo tamanho.

Coloque a meloa, o pepino e duas folhas de hortelã numa liquidificadora ou num robô de cozinha. Triture bem até obter uma consistência bem cremosa.

Tempere a mistura obtida com uma pitada de sal e outra de pimenta e adicione três gotas de vinagre de vinho branco, envolvendo bem.

Transfira o preparado líquido para um recipiente e leve ao frigorífico durante duas a três horas. Sirva a sopa fria decorada com dois pés de funcho, 20 g de grão cozido e bolas de meloa retiradas na hora.

(Fonte: Revista Jardins)

Sopa fria de pepino e meloa com hortelã

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.