O Tejo é sempre belo, mesmo quando entre uma esplanada à beira do estuário e as águas plácidas do início do outono, se interpõem 200 mil toneladas de gigante dos mares. Não é sempre assim, mas por vezes acontece. Lisboa é, agora, uma capital que recebe o Mundo e este pode apresentar-se sob a forma de um mastodôntico navio de cruzeiro. Neste dia, o da visita à mercearia gourmet DeliDelux – também é charcutaria, garrafeira, restaurante e cafetaria – assim é. Mesa de olhar desafogado para o porto de Lisboa e a presença impositiva do navio. Contudo, como o Tejo também se escuta, chega-nos o marulhar refrescante das águas contra o cais. Para mais, conhecemos a paisagem e sabemo-la grande, espreguiçando-se para sul, muito além da outra margem, até encontrar os relevos da Arrábida.

À mesa, pois é esta que nos ocupa aqui, a estreia de mais uma temporada de brunchs na DeliDelux Santa Apolónia. Casa ampla, nascida em 2005 e que nos oferece umas boas centenas de metros quadrados com aquelas coisas boas que toda a mesa gourmet e petisqueira pede. Antes das apresentações da tripla de brunchs, uma pincelada em jeito de entretém de boca, para as muitas delicatessen deste espaço recuperado pelo arquiteto João Regal. Ora aponte, pois há produtos dos cinco continentes, da charcutaria, aos queijos e enchidos, uma garrafeira com referências nacionais e além-fronteiras, capaz de embevecer o enófilo, chás, cafés, biscoitos, sais, açúcares, licores, azeites, conservas, massas alimentares, chocolates, compotas, méis. Em suma um rol de mercearia fina para juntar no cabaz doméstico.

Um, dois, três, os brunchs na Delidelux chegam em trio e sete dias por semana

Vamos, porém, determo-nos na feição cafetaria da Delidelux. Acomodemo-nos na sala – temos também a esplanada – e, da carta com refeições ligeiras, avancemos para o brunch. É hora dele, embora, contrariando a natureza destas refeições que assumem um compromisso entre o pequeno-almoço e o almoço, por regra servida ao fim de semana, aqui, na Delidelux, o amigo brunch é para todas as ocasiões. Ou melhor, emparelha com todos os dias da semana, de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 e ao sábado, domingo e feriados, das 10h00 às 16h00.

E chega com substância e algum ecletismo. Não é um brunch em modo buffet, antes de carta, embora com suficiente amplitude de sabores para satisfazer. Isto, em três opções: O “Delight” (14,90 euros), o “Delux” (16,90 euros) e o “Benedict” (18,90 euros).

Um, dois, três, os brunchs na Delidelux chegam em trio e sete dias por semana

Quanto a primeiro, aqui está o iogurte grego, a fruta, a granola e o mel que bem casam com o lácteo, as panquecas a pedirem o maple syrup. Também diz “presente” o croissant multicereais e mini pão de malte a piscarem o olho ao requeijão, fiambre de peru grelhado, manteiga e compota. Para acompanhar, nos bebíveis, um chá gelado DeliDelux, ou um sumo de laranja ou de limão. Nas bebidas quentes, o cappuccino, ou o chá, chocolate quente, meia de leite ou galão.

Opções bebíveis extensíveis aos três brunchs.

Um, dois, três, os brunchs na Delidelux chegam em trio e sete dias por semana

Quanto ao Brunch “Delux”, saiba o leitor apreciador de ovos, que os tem aqui mexidos e com um bónus, o tomate grelhado, bacon e cogumelos salteados. Tal como o anterior, o queijo Gouda e o fiambre fumado podem acomodar-se no croissant francês.

DeliDelux Santa Apolónia

Cais da Pedra, Armazém B, loja 8

Horários: Domingo a quinta, das 10h00 às 22h00. Sexta- feira, sábado e  vésperas de feriado, das 10h00 às 23h00

Contactos: Tel. 218 862 070; E-mail delidelux@delidelux.pt

Para desempatar, o brunch “Benedict”, com os inevitáveis ovos escalfados e molho hollandaise servidos em bolo do caco. O croissant francês e mini pães de cereais e integral e, para casar, o Queijo Gouda, fiambre fumado, manteiga e compota.

Caso prefira à vista do estuário do rio, um cenário mais frondoso, saiba que a um par de quilómetros mais a norte, a DeliDelux da Avenida da Liberdade (Rua Alexandre Herculano, 15 A), repete a experiência do trio de brunchs, embora aqui aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 16h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.