Este novo projeto de Sá Pessoa é uma homenagem à nossa cozinha e aos sabores tradicionais. Inspira-se no ambiente das tabernas portuguesas e na sua atmosfera aconchegante e autêntica, recriados num formato contemporâneo. “O Balcão é descontraído, despretensioso, com influências muito portuguesas”, explica o chefe cuja assinatura se sente na readaptação de alguns clássicos “bem confecionados com criatividade”.

Neste espaço, instalado na nova praça de alimentação do El Corte Inglès, Sá Pessoa expressa a sua assinatura nos ambientes. Não faltam os candeeiros suspensos, os espelhos nas paredes, as cadeiras em madeira maciça de carvalho. No interior, tudo acontece em torno da ilha onde habita o fogão central, ladeado por um balcão, o grande protagonista da casa, revestido com peças cerâmicas vidradas pretas e acabado com tampos em pedra natural de lioz. Para lá do balcão há duas zonas de mesas, que recebem de duas a oito pessoas, no interior e na zona de esplanada exterior.

Lisboa: O novo espaço de Henrique Sá Pessoa inspira-se numa taberna portuguesa
créditos: Nuno Correia

O menu, sazonal “apresenta sabores fortes, habituais na cozinha portuguesa”, salienta Henrique Sá Pessoa, que nos apresenta uma carta composta por “alguns pratos próximos aos que poderemos encontrar num snack-bar, numa versão mais pessoal”.

Lisboa: O novo espaço de Henrique Sá Pessoa inspira-se numa taberna portuguesa
Preço de choco frito. créditos: Nuno Correia

Nos frios, há Tártaro de corvina com quinoa, algas e salicórnia (14,00 euros), Lombo de atum com escabeche de legumes (15,00 euros) e Salada de bacalhau, tomate e azeite de coentros (11,00 euros), e nos Legumes podemos provar o Creme de cenoura, Arroz de tomate confitado com beringela, rúcula e parmesão (11,00 euros), entre outros.

No que respeita aos pratos de peixe, Henrique Sá pessoa traz ao Balcão o Prego de choco frito, maionese de coentros e lima, e chips de batata doce (12,00 euros), Lombo de bacalhau confitado com puré de grão e tomate confit (15,00 euros), e Robalo com arroz de amêijoas à Bulhão Pato (18,00 euros).

Lisboa: O novo espaço de Henrique Sá Pessoa inspira-se numa taberna portuguesa
Lombo de atum. créditos: Nuno Correia

Para quem é mais apreciador dos prazeres da carne há, Leitão confitado com puré de grelos e molho de pimenta (16,00 euros), Bitoque com pickle caseiro, chips e ovo “frito” (16,00 euros) e Arroz de pato de forno com enchidos de porco alentejano (16,00 euros).

Quanto a sobremesas (todas a 5,00 euros), mantêm o gosto a tradição, com a Queijada de requeijão com gelado de abóbora e nozes caramelizadas, Espuma de pudim flan com gelado de pinhão e bolacha salgada e Texturas de chocolate negro.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.