A plataforma The Art of Tasting Portugal, desenvolvida pela Chefs Agency com o objectivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional através de acções, eventos e experiências diferenciadoras, vai realizar o seu primeiro evento internacional a 15 de setembro, em Amesterdão, na Holanda. Este primeiro showcase da plataforma fora do território nacional conta com o apoio do Turismo de Portugal e insere-se na programação do evento internacional “Best Chef Awards”, que reúne ena capital holandesa, entre os dias 13 e 15 de setembro, chefes de cozinha consagrados mundialmente, assim como a imprensa especializada do setor.

Rui Paula: “Não trabalho para as estrelas do Guia, apesar destas serem benvindas”
Chefe de cozinha Rui Paula.

Este evento terá o formato de um almoço, a 15 de setembro, entre as 12h00 e as 14h30, no restaurante Arca, do chefe Henrique Sá Pessoa (cuja inauguração oficial acontece apenas em novembro deste ano). Sá Pessoa abre pela primeira vez este seu novo espaço para receber a iniciativa da plataforma The Art of Tasting Portugal.

Dentro do Art’otel, em Amesterdão, será servido um almoço para 30 pessoas numa “viagem” por algumas das regiões de Portugal. Tal como é promovido na plataforma e nas experiências gastronómicas que são comercializadas neste âmbito, cada chefe de cozinha irá selecionar um produto da sua região, para que o menu do almoço seja uma viagem por algumas das regiões de Portugal, destacando o seu produtor e as características únicas que o território nacional apresenta para o resultado.

Em Viseu, nova ementa do restaurante Mesa de Lemos aposta na frescura do campo
Chefe de cozinha Diogo Rocha. créditos: RAWSTUDIO

A representar o nosso país à mesa estarão quatro chefes, provenientes de diferentes regiões: Henrique Sá Pessoa (Alma, 2 estrelas Michelin), pela região de Lisboa, que selecionou o porco alentejano como produto em destaque; Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2 estrelas Michelin), que representará os sabores da região Norte com a escolha do lagostim; Diogo Rocha (Mesa de Lemos, 1 estrela Michelin) representa a paragem no Centro do país, com o bacalhau, produto estrela do receituário nacional; com Rui Sequeira (Alameda, Faro), a viagem chega ao Sul, com a raia a sobressair nos sabores da região do Algarve. Os vinhos da Quinta de Lemos acompanham o almoço.

rui sequeira
Chefe de cozinha Rui Sequeira. créditos: Chefs Agency

Esta iniciativa decorre no dia da gala de entrega de prémios do evento “Best Chefs Awards”, em que os nomes de Henrique Sá Pessoa e Rui Paula figuram na lista. Este projeto dedica-se a homenagear os chefes de cozinha que criam as melhores experiências gastronómicas a nível mundial. O lema da edição deste ano é: regresso ao “Ao Vivo”. De volta à realidade. Os participantes poderão compartilhar conhecimento com os seus pares e colegas internacionais, assim como dar a conhecer os seus projetos enquanto convivem durante estes dias em Amesterdão.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.