O presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão considera que tem “falhado redondamente” a ideia inicial de que o cigarro eletrónico podia ajudar a deixar de fumar, aconselhando antes o recurso aos métodos tradicionais de cessação tabágica.
A exposição "Dissecação", do artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, encerrada domingo no Museu da Eletricidade, em Lisboa, recebeu mais de 65.600 visitantes.
O perímetro escolar da EB 2,3/S de Barroselas, em Viana do Castelo, vai ser inspecionado na quinta-feira para despistar a existência de mais ninhos de vespa asiática.
O primeiro doente de Ébola diagnosticado fora de África, um liberiano internado no estado norte-americano do Texas, morreu hoje de manhã, informou o hospital de Dallas onde estava a ser tratado.
O INEM investiu cerca de 200 mil euros na aquisição de material de proteção contra o Ébola, contando com cinco “biobags”, uma espécie de casulo para transportar o doente em segurança, revelou o presidente deste organismo.
As autoridades da aviação civil informaram hoje ter tentado redirecionar para Lisboa o avião que transportava uma norueguesa com Ébola e que pediu para reabastecer na Madeira, explicando que a capital responderia melhor a uma eventual emergência.
O ministro da Saúde anunciou hoje o aumento de ciclos de tratamentos contra a infertilidade em Coimbra e Lisboa e revelou que aguarda um parecer sobre o aumento da idade dos casais candidatos às técnicas.
O coordenador no Instituto de Saúde Ambiental na área das Doenças Infeciosas, de Lisboa, Francisco Antunes, defende que os doentes com hepatite C deveriam ser tratados por “equipas multidisciplinares em centros de excelência”.
A garantia é do ministro da Saúde. Paulo Macedo assegurou hoje que a Direção Geral da Saúde confirmou que terá acesso ao soro experimental que foi administrado aos doentes que sobreviveram ao vírus do Ébola caso seja necessário.
A ministra da Saúde espanhola afirmou hoje no parlamento em Madrid que não se vai demitir, prometendo total transparência e a responder com responsabilidade perante o primeiro caso de contágio do vírus do Ébola em Espanha.
A Companhia de Teatro de Coimbra AtrapalhArte vai levar o espetáculo "As Robertices" a cerca de 40 mil crianças de escolas de todo o país, de forma a promover a leitura de obras inseridas nas metas curriculares.
Os portugueses estão a preocupar-se cada vez mais com o ambiente, em especial com a poluição da água e do ar, enquanto os restantes europeus com os recursos naturais e alterações climáticas.
Cinco erros em cadeia podem ter sido responsáveis pelo primeiro caso de contágio pelo vírus do Ébola fora de África, incluindo a aplicação inadequada dos protocolos vigentes, segundo relata hoje a imprensa espanhola.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação está a negociar com as seguradoras a criação de um seguro de dador de órgãos que contemplará a morte, ainda que esta seja “extremamente rara”, revelou o presidente deste organismo.
Oito distritos do continente estão hoje sob aviso laranja e outros seis amarelo devido à previsão de chuva forte provocada pela passagem de uma massa de ar quente instável, disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, considerou hoje que Portugal está "bem preparado" para enfrentar casos suspeitos de ébola e anucniou que Ministério vai divulgar novos procedimentos para os hospitais.
Portugal e Marrocos negaram autorização para fazer escala nos seus territórios a um pequeno avião que transportava uma norueguesa infetada pelo vírus do Ébola na Serra Leoa, afirma hoje a televisão espanhola Antena 3.
Uma médica norueguesa ao serviço da organização não governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras, na Serra Leoa, está infetada com o vírus Ébola e foi hoje repatriada para Oslo, onde vai receber tratamento.
Estudantes da Universidade de Coimbra criaram hoje um mural de reivindicações para exigir a reabertura das cantinas que encerraram nos últimos três anos e melhores condições na restante ação social.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse hoje que até quarta-feira chegam às escolas cerca de 800 professores e que, “em princípio”, a situação ficará resolvida esta semana.
A Europa chegou tarde ao combate ao ébola e a comunidade internacional foi negligente, acusam 44 especialistas mundiais em saúde pública, entre os quais o ex-diretor-geral da Saúde José Pereira Miguel, numa carta aberta publicada na revista The Lancet.
O diretor Regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje, no Porto, que a OMS “não tem o financiamento que deveria ter para intervir no caso de epidemias, por exemplo em África”.
As autoridades de saúde portuguesas estão a analisar os equipamentos de proteção individual que devem ser usados pelos profissionais de saúde no âmbito do combate ao Ébola, bem como o contexto da sua utilização.