"Por uma medida de precaução, vamos verificar sobretudo a zona das coberturas. Já analisámos as árvores existentes no recinto e não detetámos mais nenhum ninho. Amanhã [quinta-feira] iremos verificar os telhados, operação que será assegurada pelos funcionários dos serviços de segurança da escola", explicou Maria Teresa Almeida, diretora do agrupamento, citada pela Lusa.

Independentemente daquela inspeção, a responsável adiantou que "as aulas serão retomadas na quinta-feira e já hoje à noite, a partir das 19:00, funcionarão os cursos de educação e formação de adultos".

O estabelecimento de ensino foi evacuado hoje de manhã devido à queda, no seu interior, de um ninho de vespa asiática, que causou ferimentos numa criança.

A retirada dos cerca de 600 alunos teve início cerca das 10:45 e foi decidida por precaução, tendo os Bombeiros Municipais procedido à destruição do ninho, através da queima.

De acordo com o segundo comandante da corporação, o ninho, "com cerca de 60 centímetros", encontrava-se "num choupo" ao lado do campo de jogos da escola, de onde acabou por cair devido ao vento forte que se fez sentir na região.

De acordo com a diretora do agrupamento, a queda do ninho foi presenciada por "alguns alunos que estavam à espera do início aulas e a jogar à bola".

"Ao aproximarem-se do ninho, um dos alunos foi picado. Avisada a direção da escola, foi acionado o sistema de segurança e comunicado o caso à proteção civil", explicou Maria Teresa Almeida.

A responsável adiantou que a criança picada "já se encontra em casa e bem de saúde depois de ter sido conduzida ao hospital".

Assegurou que a destruição do ninho "só foi realizada após a conclusão da retirada de todos os alunos".

"Dentro das circunstâncias, tudo correu dentro da normalidade, de forma muito ordeira e calma", afirmou.

A vespa asiática, ou velutina, tem-se expandido na região Norte, tendo já sido descobertos e eliminados ninhos desta espécie na cidade do Porto.

O Alto Minho tem sido um dos principais polos de propagação da vespa, que já destruiu grande número de colmeias de apicultores da região.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.