O presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto defende que o contágio de uma enfermeira espanhola com Ébola terá resultado de uma rutura no protocolo de segurança, mas considerou que casos semelhantes serão escassos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 14 os distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros com possibilidade de trovoadas.
Doze distritos do continente estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Direção Geral de Saúde está a analisar a necessidade de aumentar a exigência das regras de segurança nos hospitais portugueses na sequência do contágio de uma enfermeira espanhola com Ébola.
Espanha, onde ontem foi confirmado o primeiro caso de contágio de Ébola na Europa, era o 19.º país do mundo com maior risco de contágio, segundo um estudo divulgado recentemente.
Uma segunda análise positiva à enfermeira espanhola que atendeu o missionário Manuel Garcia Viejo, vítima mortal de Ébola no passado dia 25 de setembro num hospital madrileno, confirmou o primeiro caso de contágio na Europa.
Pais e alunos da Escola EB1,2,3 Pedro de Santarém, em Benfica, Lisboa, estão a manifestar-se esta manhã junto ao portão do estabelecimento de ensino, contra a falta de professores e exigem a “imediata” resolução do problema.
A fertilidade da mulher fica comprometida após o tratamento do cancro da mama, segundo os especialistas, com a taxa de gravidez após tumor a corresponder a apenas 30% da população geral.
Cerca de 150 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) iniciam este mês atividades de voluntariado em mais de dez instituições de solidariedade social a operar na cidade.
A região do Pinhal Interior Sul, onde estão localizadas Sertã e Proença-a-Nova, era em 2013 a mais envelhecida da Europa, com a proporção de idosos a representar quase um terço da população total, segundo o Eurostat.
Mais de 300 trabalhos de investigação em diferentes áreas da saúde provenientes de duas dezenas de países vão ser apresentados na terça e na quarta-feira, em Viseu, durante um congresso mundial.
A Clínica Externa da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa vai fechar a 31 de outubro, na sequência "de irregularidades” encontradas por uma auditoria do Tribunal de Contas.
Os hospitais portugueses devem mais de 75 milhões de euros ao Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), situação que, segundo o presidente de uma associação de dadores, condiciona a atividade do organismo.
O vencedor do prémio nobel da Medicina será conhecido esta segunda-feira no arranque da semana de divulgação dos Nobel de 2014, que decorre até 13 de outubro, com exceção do Nobel da Literatura, que será conhecido posteriormente.
Investigadores do Instituto Politécnico de Leiria desenvolveram um pão de algas substitutas do sal, produto que em 2015 deverá começar a ser comercializado por uma panificadora com o intuito de dar novos usos aos recursos marinhos.
A publicidade a bebidas alcoólicas em Portugal vai passar a ter mais restrições, como não usar protagonistas com menos de 21 anos e não recorrer a figuras públicas com notoriedade junto dos menores.
O obstetra Miguel Oliveira e Silva é o novo diretor clínico do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), substituindo nas funções Maria do Céu Machado, que se demitiu sem setembro, disse à Lusa fonte oficial.
O Governo vai permitir que as associações e federações de jovens se possam candidatar à medida Estágios Emprego, com o objetivo de possibilitar a realização de 150 estágios profissionais por ano.
A medicina tradicional chinesa “tem de ser combinada” com a convencional e deve ser praticada por alguém com experiência médica, porque não se trata apenas de aprender a espetar agulhas nos sítios certos, defende um especialista alemão.
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira uma autorização legislativa para que o Governo defina os termos e as condições do acesso à profissão de ama e do exercício da respetiva atividade.
Obras de pintura e escultura de mais de 100 artistas com doença mental grave serão expostas em cinco espaços de Coimbra para se combater eventuais estigmas.
O ministro da Saúde anunciou que o governo pretende introduzir o regime de exclusividade para os médicos de família, mas reconheceu dificuldades em concretizar a medida nesta conjuntura.