A ideia de que a vacina contra a gripe está associada a efeitos secundários ou que induz a doença é um dos motivos que leva os grupos alvo da vacinação a não se imunizarem, segundo um estudo apresentado esta terça-feira.
O vice-presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), João Pinheiro, afirmou hoje em Coimbra que não há médicos legistas em número suficiente para cobrir todo o território nacional.
O diretor do programa nacional de saúde mental defendeu hoje que é "dificílimo" tratar um abusador sexual porque se trata de uma pessoa com uma patologia "tendencialmente crónica", semelhante à toxicodependência.
Os responsáveis pela diplomacia europeia pediram hoje à Comissão Europeia para preparar protocolos e respostas comuns para os Estados-membros aplicarem nos pontos de entrada nacionais, face à epidemia de Ébola.
Os pais das crianças com dislexia mostram-se preocupados com um possível recuo na legislação que enquadra o apoio a estas crianças, temendo que fiquem relegadas para segundo plano.
O novo Centro Biomédico de Simulação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e do Centro Hospitalar do Porto, que irá permitir testar e experimentar intervenções em robôs, vai ser inaugurado quarta-feira.
Os Açores têm, desde o início do mês, um novo Programa Regional de Vacinação que reintroduz a vacina contra a doença pneumocócica e prevê alterações na administração da vacinação contra o vírus responsável pelo cancro do colo do útero.
O presidente da Confederação de Pais disse hoje que, embora haja atualmente mais consciência do fenómeno de ‘bullying’, ainda há quem o confunda com violência, defendendo o reforço dos meios de prevenção e de apoio às vítimas.
Um grupo de estudantes universitários desenvolveu um dispositivo que, aliado a um ´smartphone´, permite procurar um tratamento para pequenas lesões desportivas e aplicá-lo imediatamente, um produto que ganhou um concurso.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse hoje, em Milão, que Portugal está disposto a colaborar no apoio da comunidade internacional ao continente africano para fazer face ao vírus Ébola, focando “naturalmente” os seus esforços na África Ocidental.
Um estudo sobre os custos e o impacto da Herpes Zoster (conhecida como Zona) e da Nevralgia pós-herpética em Portugal, hoje divulgado no Porto, revela que o custo médio total por episódio da doença é de 3.330 euros.
A secretária-geral da Associação das Famílias Numerosas considerou que a proposta de reforma do IRS constitui “um passo gigante” para que se passe a tratar as famílias de forma mais justa e um primeiro incentivo à natalidade.
Os ministros da Saúde da União Europeia decidiram intensificar as trocas de informações sobre medidas de controlo de pessoas potencialmente infetadas com Ébola e desenvolver um sistema de aquisição conjunta de medicamentos e equipamentos protetores.
O engenheiro da agência espacial norte-americana NASA Bobak Ferdowsi disse hoje, no Porto, que, se pudesse dar um conselho aos estudantes portugueses que gostariam de trabalhar para a NASA, seria que aprendessem a comunicar.
Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos 12 euros do que em 1974 (descontando a inflação), indicam dados atuais divulgados pela base de dados Pordata.
As temperaturas máximas vão subir a partir de sábado 2/3 graus Celsius por dia e sem precipitação e vento, disse hoje à agência Lusa Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Serviço de Anestesiologia do Hospital de São João, Porto, criou um registo informático para os doentes difíceis de ventilar ou entubar e hoje entregou os primeiros quinze cartões que os identificam nesta ou em qualquer outra unidade hospitalar.
Pais, alunos, professores e funcionários manifestam-se hoje um pouco por todo o país em frente às escolas onde continuam a faltar professores para exigir que não haja “Nem mais um dia sem aulas”.
Amas vão concentrar-se hoje em frente ao Instituto da Segurança Social, no Porto, para protestar contra a nova legislação que regula a sua atividade, por considerarem que “ataca as amas e desprotege as crianças”.
A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) quer que a criança seja colocada “de forma central” na agenda política em Portugal e que a natalidade seja assumida como prioridade.
A Cáritas Portuguesa ressalva que estes dados não espelham a totalidade dos apoios prestados em todo o país, porque há paróquias que não enviam os registos da ajuda prestada.
O diretor-geral da saúde esclareceu hoje que as medidas de combate ao Ébola em Portugal são as adequadas ao baixo nível de risco que o país corre e lamentou o alarme público suscitado por médicos e sindicatos.
Cerca de meia centena de técnicos de ambulância de emergência estavam cerca das 12:20 concentrados frente à sede do INEM, em Lisboa, para reclamarem melhores condições de trabalho, mais formação e a criação de uma carreira própria.
Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira o segundo caso de infeção pelo vírus do Ébola, tratando-se de um profissional de saúde que tratou do cidadão da Libéria infetado que acabou por morrer já em solo americano.