A Saúde em Português disponibilizou 16 profissionais para a missão que Portugal poderá enviar à Guiné-Bissau, para combater o Ébola, informou esta terça-feira a organização humanitária, indicando que o programa de formação e treino decorrerá em novembro.
O Instituto da Segurança Social (ISS) encerrou, até final de setembro, 57 lares de idosos e sete creches na sequência de 670 ações de fiscalização, sendo que estas ações representam já 50% da atividade inspetiva do ISS.
Um estudo divulgado esta terça-feira pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo, na Suécia, identifica dois genes que podem estar ligados a "um aumento da inclinação para cometer atos violentos de forma repetida".
A Confederação das Associações de Pais defendeu esta terça-feira, em Lisboa, que, enquanto houver um aluno sem atividade letiva completa, deve haver a preocupação de resolver o problema urgentemente, por estar em causa a equidade e o direito à educação.
A Faculdade de Medicina do Porto reúne na quarta-feira um conjunto de especialistas para debater a Síndrome Metabólica, um conjunto de fatores de risco que predispõem para uma morte prematura e que afeta “cerca de 30% da população portuguesa”.
Um grupo de peritos, na sua maioria administradores hospitalares e médicos, é contra a transferência dos tratamentos de doentes com VIH para os centros de saúde, apesar de achar que cabe a estes diagnosticarem a doença.
Três simulacros de possíveis casos de Ébola vão sexta-feira e sábado pôr à prova a resposta portuguesa a esta infeção, a qual será avaliada “in loco” por peritos nacionais e internacionais, segundo foi hoje anunciado numa reunião de peritos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza a partir de hoje um site com informação sobre o vírus do Ébola e que permite o esclarecimento de dúvidas, além de facultar material que pode ser impresso para ser exposto.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu hoje que tem luz verde do Governo para um eventual reforço adicional do orçamento da saúde devido ao Ébola, embora para já as ações desenvolvidas não revelem grande dispêndio.
A diretora do Comité Português para a Unicef, Madalena Marçal Grilo, defendeu hoje que o Estado devia olhar para os impactos que as medidas de austeridade estão a ter nas crianças e corrigir o que está mal.
As crianças portuguesas reconhecem a crise como um problema, sentem que os adultos estão a sofrer com o desemprego e a falta de rendimentos e consideram que isso afetou o seu quotidiano, segundo a Unicef.
Crianças portugueses inquiridas num estudo da Unicef, hoje divulgado, reconhecem as dificuldades dos pais em comprar carne, peixe e iogurtes e em pagar as contas da casa devido à crise económica que o país atravessa.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria, investimento da Santa Casa da Misericórdia local concluído desde o início de 2013, abre no sábado.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o salário mínimo português é um dos mais baixos da Europa Ocidental e lembra que o número de trabalhadores que o auferem quase duplicou entre 2007 e 2011.
Professores mais qualificados podem ter um maior impacto nos resultados dos alunos do que turmas pequenas, defende a OCDE num relatório hoje divulgado, que refere também a necessidade de melhorias “na estrutura da despesa do Estado com a Educação”.
A OCDE recomenda que Portugal fortaleça a rede de segurança social, dê prioridade às crianças, alargue os requisitos para o subsídio de desemprego e desenvolva a educação de adultos como forma de reduzir a pobreza.
As dez pessoas consideradas contactos de risco com a auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero, curada da infeção do vírus do Ébola, entre as quais o seu marido, deverão hoje ter alta no Hospital Carlos III, onde passaram 21 dias.
As autoridades australianas anunciaram esta segunda-feira a suspensão dos movimentos migratórios de países afetados pelo vírus Ébola na África Ocidental de forma a prevenir a chegada da doença ao seu território.
A diretora do serviço de pediatria do IPO de Lisboa defende a criação de um espaço intermédio para o internamento de adolescentes com cancro entre os 18 e os 25 anos que leve mais em conta as características destas idades.
As crianças com cancro tratadas no IPO de Lisboa não recebem células dendríticas por ser um tratamento experimental e faltar fundamentação científica, segundo a diretora do serviço de pediatra da unidade, que denuncia “redes de negócio” paralelas à medicina convencional.
Apenas 10% das 300 consultas externas previstas para esta sexta-feira no Hospital de São José se realizaram, devido à greve dos administrativos e auxiliares, que rondou os 90% nos hospitais de todo o país.
Os primeiros testes de vacinas do vírus Ébola deverão começar em dezembro na África ocidental e centenas de milhares de doses poderão estar disponíveis em meados de 2015, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde.
Quase metade (48%) dos imigrantes inquiridos num estudo promovido pela Liga Portuguesa Contra a Sida disse estar “muito preocupado” com a possibilidade de contrair o vírus VIH, mas 57% ainda não realizarem o teste.