“Estamos sob o efeito de uma massa de ar quente instável e amanhã [quinta-feira] vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria ao longo do dia e que vai trazer bastante precipitação”, adiantou à agência Lusa Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o meteorologista, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria até às 09:00 de quinta-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada.
“O dia de hoje vai ser mais gravoso do que o de amanhã [quinta-feira]. Devido à passagem da superfície frontal fria, vamos ter precipitação que vai de norte para sul, esperando-se uma melhoria ao longo do dia”, sublinhou.
Por causa da previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um aviso à população para que sejam adotados comportamentos adequados”, recomendando, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, “a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para fazer face a estas situações”.
O IPMA emitiu também aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Santarém e Portalegre também devido à chuva entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.
Também sob aviso amarelo estão - desde a 01:00 de hoje e até à 12:00 de quinta-feira - os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica enquanto o laranja implica um risco moderado a elevado.
“Assim, para hoje estamos a prever períodos de chuva ou aguaceiros fortes com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento fraco, sendo moderado no litoral e forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora”, disse Ricardo tavares.
Para quinta-feira, céu muito nublado, com abertas a partir da manhã gradualmente de norte para sul, períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul, condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, soprando por vezes forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.
Em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, no Porto 20, Faro 25, Braga, Viana do Castelo, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 25, Viseu 18, Guarda 16, Bragança e Vila Real 19, Beja 27 e Évora e Funchal 26.
Comentários