O hospital Santa Maria, em Lisboa, realizou esta semana o seu milésimo transplante renal, um número que os profissionais classificam como “fantástico” e “simbólico”, correspondendo a um aumento e impulso da transplantação no maior hospital do país.
O hospital de Santa Maria, em Lisboa, afirma que conseguiu contratar os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica necessários para “retomar em pleno” a sua atividade, recomeçando hoje as primeiras consultas de interrupção voluntária de gravidez.
Os notários vão negociar com o Governo poderem fazer casamentos e divórcios quando não haja filhos menores e criar serviços como a escritura pública digital, disse à Lusa o bastonário da Ordem.
Um estudo à escala nacional realizado em 2015 mostra que 40% dos portugueses ocupa os tempos livres a ver televisão, resultado que o coordenador do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge considera preocupante.
Deputados do PSD questionaram o ministro da Saúde sobre os tempos médios de resposta para primeiras consultas de especialidade no Centro Hospitalar de Tondela/Viseu, que dizem ultrapassar os Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG), foi hoje anunciado.
As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria, em Lisboa, vão ser retomadas a partir de hoje, depois de terem estado suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Os presidentes dos cinco municípios do litoral alentejano alertaram o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para a falta de médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes na Unidade Local de Saúde que serve a zona.
As autoridades judiciais da cidade norte-americana de São Francisco decretaram uma amnistia alargada, com efeitos retroativos, para mais de oito mil condenações por uso e posse de marijuana, registadas desde 1975.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou que "a interrupção temporária" da avaliação do Plano Nacional de Vacinação (PNV) visa melhorar a qualidade da informação disponível e "não põe em causa a saúde pública".
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garantiu hoje a inexistência de ilegalidades na contratação de médicos, explicando que seria “inadmissível” deixar as pessoas sem médico de família com falta de cuidados.
Dos dois novos casos, hoje reportados, de infeção com a bactéria 'legionella' ligados ao Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, um já teve alta da urgência e está a ser medicado em casa, informou a unidade de saúde.
A Ordem dos Médicos (OM) decidiu que avança com uma providência cautelar caso o Ministério da Saúde inicie a contratação de médicos sem especialidade para os centros de saúde e vai ainda pedir a intervenção do Tribunal de Contas.
A Ordem dos Médicos afirma que é ilegal a contratação de médicos sem especialidade para exercerem medicina geral e familiar e admite avançar com uma providência cautelar para travar um concurso em Lisboa e Vale do Tejo.
O presidente da concelhia de Coimbra do PSD, o médico anestesista Nuno Freitas, disse ser uma "indignidade" que a construção de uma nova unidade de queimados na cidade tenha sido considerada última prioridade pela Comissão Técnica criada pelo Governo.
O número de enfermeiros na ilha de São Miguel é insuficiente para fazer face às necessidades dos centros de saúde, estando a valência dos cuidados continuados a ser penalizada por esta realidade, acusou hoje o PSD/Açores.
As farmácias de Vila Verde doaram, em 2017, um total de 2.000 euros, possibilitando o acesso gratuito a medicamentos a 64 pessoas carenciadas do concelho, anunciou o município.
O ministro das Finanças reconheceu hoje que existe um problema com os pagamentos aos fornecedores na saúde, mas afirmou que o Governo está a combatê-lo, havendo cerca de 1.400 milhões de euros em 2018 para esse fim.
O número de casos diagnosticados de ‘legionella’ no Hospital CUF Descobertas subiu para 13, três dos quais estão em unidades de cuidados intensivos, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Cerca de 4.000 pessoas sem residência fixa vivem atualmente nos cibercafés em Tóquio, estabelecimentos que nunca fecham portas e que oferecem, mediante o pagamento de um valor baixo, um lugar para dormir, revelou um estudo do governo japonês.
A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que está a decorrer o período de auscultação pública do Regulamento de Incentivo à Natalidade, Adoção e Vacinação Infantil, criado em 2015, que contempla o aumento dos apoios concedidos.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que os casos de 'legionella' num hospital privado de Lisboa mostram que "alguma coisa não está bem na fiscalização".
A taxa de sobrevivência ao cancro está a aumentar no mundo, segundo um estudo publicado na revista Lancet, em que se assinala que o nível de vida nos países marca as hipóteses de sobreviver, sobretudo para as crianças.
Médicos de saúde pública queixam-se de que está suspensa a avaliação do Programa Nacional de Vacinação e que é impossível saber o estado vacinal das crianças devido a erro informático, mas o Ministério da Saúde nega qualquer problema.
Um surto de “legionella” com provável origem no hospital já infetou 11 pessoas, mais cinco do que as contabilizadas na segunda-feira, conforme números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).