Dois novos casos de infeção por “legionella” no hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, são duas mulheres com 53 e 68 anos e estão estáveis, divulgou a direção do hospital em comunicado.

10 doenças que pode apanhar nos transportes públicos (se não lavar as mãos)
10 doenças que pode apanhar nos transportes públicos (se não lavar as mãos)
Ver artigo

Um surto de “legionella” com provável origem no hospital já infetou 11 pessoas, mais cinco do que as contabilizadas na segunda-feira, conforme números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A direção do hospital diz ter diagnosticado e internado oito pessoas, mais duas do que as seis comunicadas até segunda-feira, e diz que existem mais três doentes notificados à DGS e que estão internados em outras unidades hospitalares.

Os seis doentes que já tinham sido diagnosticados até segunda-feira “continuam a evoluir favoravelmente” estando uma das doentes, “por precaução, na Unidade de Cuidados Intensivos”, diz-se no comunicado.

Hospital está a funcionar em segurança

“O Hospital está a funcionar regularmente e em segurança, tendo implementado, em articulação com as autoridades de saúde, todas as medidas protocoladas, nomeadamente choques térmicos e químicos, em toda a instalação, para eliminar a origem de um eventual foco de transmissão”, afirma também a direção da instituição no documento.

O surto de “legionella” surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 06 e 25.

Na segunda-feira, quando havia seis doentes notificados, o diretor clínico adjunto do hospital, Paulo Gomes, admitia que pudessem surgir mais casos mas garantia a segurança do hospital para doentes e trabalhadores.