Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte lembrou que tiveram de ser recrutados novos enfermeiros especialistas porque o hospital se deparou com carência de profissionais.

Esta situação teve origem num movimento nacional desses enfermeiros especializados, que no verão passado, durante largas semanas, deixaram de cumprir funções de especialista por não serem pagos para o efeito.

12 sintomas que nunca deve ignorar
12 sintomas que nunca deve ignorar
Ver artigo

Segundo Carlos Martins, o hospital de Santa Maria, o maior do país, iniciou um processo de recrutamento de enfermeiros especialistas, tendo contratado em prestação de serviço para a urgência 160 horas semanais, o que equivale a quatro enfermeiros em tempo integral a partir deste mês.

Oito contratos a aguardar autorização

Há ainda oito contratos de enfermeiros especialistas a aguardar autorização final no Ministério das Finanças.

“Teremos em fevereiro quatro enfermeiros a tempo integral na urgência e oito novos enfermeiros especialistas a trabalhar connosco, mas não iremos parar por aqui. O planeamento que temos em termos de recomposição dos recursos humanos em carreira de enfermagem, de especialistas, terminará a 30 de junho”, afirmou Carlos Martins.

O administrador de Centro Hospitalar em que está integrado o Santa Maria sublinha que tem “assegurado que estão garantidas todas as condições” para retomar a plena atividade na área de saúde materna e obstetrícia, no caso concreto das primeiras consultas de interrupção voluntária da gravidez, que estiveram interrompidas.

“Retomamos hoje as primeiras consultas”, confirmou o administrador, lembrando que a situação de carência de enfermeiros especialistas levou a tomar “medidas extraordinárias”, que passaram por enviar as utentes para unidades privadas com convenção com o Serviço Nacional de Saúde, mas sem colocar em causa “a capacidade e o tempo de resposta”.

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria, em Lisboa, vão ser retomadas a partir de hoje, depois de terem estado suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.