O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu hoje vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar uma massa de ar muito frio.
O Bloco de Esquerda (BE) pediu uma audição “com caráter de urgência”, no parlamento, da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o surto de ‘legionella’ no hospital da CUF Descobertas, em Lisboa.
Investigadores de Coimbra vão utilizar células estaminais para recuperar doentes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquémicos agudos, de acordo com um estudo que vai passar a ensaio clínico no segundo semestre deste ano.
Portugal volta a contribuir para a logística necessária ao transporte de cientistas para a Antártida, tendo fretado um avião para levar 105 investigadores, dos quais quatro portugueses, com trabalhos nas ciências sociais, ambiente e alterações climáticas.
Onze casos de infeção por legionela foram já diagnosticados com ligação ao surto no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, informou a Direção-geral da Saúde (DGS).
O agrupamento da escola Manuel da Maia, em Lisboa, onde as funcionárias iniciaram hoje uma greve parcial por causa da falta de pessoal não docente, vai abrir um concurso para colmatar ausências de funcionários, revelou o Ministério da Educação.
O Governo dos Açores quer aumentar de 16 para 18 anos a idade mínima permitida por lei para o consumo de álcool, uma forma de incentivo à "redução da oferta e da procura" nas ilhas.
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, lamentou hoje a degradação geral de equipamentos e a necessidade de maior fiscalização, ao comentar o mais recente surto de ‘legionella’ (doença dos legionários) em Portugal, desta feita num hospital privado.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, exigiu a concretização do projeto de investimento de oito milhões de euros no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde testemunhou doentes em macas nos corredores e uma urgência "completamente subdimensionada".
O Centro Hospitalar de Torres Vedras está a reencaminhar para o Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa os doentes oncológicos até que o serviço em Torres Vedras volte a ter médicos especialistas, foi hoje anunciado à agência Lusa.
Mais de 3.500 horas semanais de serviços médicos vão ser contratadas a empresas para diversos centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, denunciou a Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos.
A falta de autonomia dos hospitais impede a realização de cirurgias por falta de um assistente operacional, denunciou o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).
O parlamento fez cinco recomendações ao Governo para que adote medidas de apoio e proteção aos menores com cancro e suas famílias, como reforçar os cuidados paliativos pediátricos e apoio docente nos hospitais e em casa.
Mais de mil alunos do ensino básico do distrito de Viana do Castelo vão apreender a gerir o dinheiro através de um projeto de educação financeira lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
O número de casos de lepra em Moçambique aumentou de 2016 para 2017 e as províncias do centro e norte têm a taxa de prevalência mais alta, divulgou a ministra da Saúde.
A unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está sem médicos oncologistas, motivo pelo qual há utentes à espera de consulta há cerca de mês, queixaram-se hoje à agência Lusa doentes e seus familiares.
A direção da Volkswagen prometeu "consequências" internas para os responsáveis que permitiram testar emissões poluentes em macacos ou humanos, foi anunciado.
A Ordem dos Médicos considerou que o ‘ranking’ europeu sobre saúde hoje divulgado não traduz a situação atual dos serviços em Portugal, entendendo que a degradação tem sido contínua.
Portugal teve dos piores desempenhos no ‘ranking’ europeu sobre saúde no que se refere ao acesso aos cuidados primários, avisa a Ordem dos Enfermeiros, alertando que o relatório não exibe os dados positivos que o Governo pretendeu mostrar.
Sete casos de Doença dos Legionários com ligação ao Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, foram diagnosticados até hoje de manhã, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
O hospital CUF Descobertas, em Lisboa, está a contactar todos os doentes que estiveram internados entre os dias 06 e 26, para despistar eventuais casos de “legionella”.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje urgente a entrada em vigor da lei aprovada pelo parlamento para que voltem a ser feitas inspeções regulares para deteção da bactéria ‘legionella’.
Investigadores identificaram, através de experiências com ratinhos, uma molécula cuja produção está ligada à hormona masculina testosterona que parece proteger contra a esclerose múltipla, uma doença que afeta as mulheres três a quatro vezes mais do que os homens.