Angola precisa de um "programa de rastreio institucionalizado" para detetar casos precoces de cancro da mama e colo do útero, o que permitiria uma cobertura de cerca de 80% da população, defenderam hoje as autoridades sanitárias.
O oncologista Lúcio Lara Santos afirmou que a nanomedicina “vai mudar completamente o paradigma” do tratamento do cancro, ao permitir um “ataque cirúrgico” ao tumor sem causar dano aos tecidos normais.
Um novo método de cultivo de folículos poderá tornar mais acessível e eficaz um remédio para a calvície, anunciaram hoje cientistas da universidade japonesa de Yokohama.
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) defendeu hoje que a fome no mundo se restringe cada vez mais a zonas de conflito, mas advertiu que a obesidade é “uma epidemia avassaladora”.
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, confirmou hoje que a inspeção está a fiscalizar as promoções de viagens de finalistas, que alegadamente estariam a acontecer de forma ilegal dentro de algumas escolas.
A dirigente do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje, em Vila Nova de Gaia, a contratação permanente dos enfermeiros que foram admitidos nos hospitais no âmbito do plano de contingência da gripe.
A sida e a tuberculose, até agora incluídas num só programa prioritário da Direção-Geral da Saúde (DGS), têm desde hoje um programa próprio, uma decisão que visa “dar mais ênfase” a cada uma destas patologias, segundo fonte oficial.
O Bloco de Esquerda (BE) entregou hoje, na Assembleia da República, o seu projeto de lei sobre a despenalização da morte medicamente assistida, disse à Lusa fonte bloquista.
Um problema numa caldeira de aquecimento que provocou um incêndio obrigou ao cancelamento de uma parte das cirurgias programadas para hoje no Hospital de Santo António, no Porto.
O Ministério da Saúde vai trabalhar em conjunto com a organização internacional mothers2mothers (em português, de mães para mães) a partir deste mês para combater a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV, anunciaram as duas entidades.
O litoral alentejano tem falta de médicos, de diferentes especialidades, e, sobretudo, de dezenas de enfermeiros, situação que se pode agravar este ano se o Governo não autorizar a contratação de mais profissionais.
Portugal registou 80 casos de mutilação genital feminina entre janeiro de 2016 e o mesmo mês do ano passado, revelam dados divulgados a propósito do Dia Internacional da Tolerância Zero contra esta prática.
Um grupo de médicos recém-especializados em Medicina Geral e Familiar que aguarda colocação há quatro meses escreveu uma carta aberta ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a protestar contra a situação e tenciona entregar-lha hoje.
A Plataforma Saúde em Diálogo entregou ao Ministério da Saúde uma proposta de Estatuto do Cuidador Informal, que visa assegurar “um conjunto de direitos e garantias” para quem cuida voluntariamente de uma criança, jovem ou adulto dependente.
A GNR vai reforçar as ações de vigilância e realizar um apoio especial junto dos mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos e isolados devido ao frio, indicou hoje aquela força de segurança.
Os deputados do CDS-PP na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) questionaram a Câmara se foram tomadas medidas preventivas contra a bactéria ´legionella`, face aos surtos que têm ocorrido, anunciaram hoje os eleitos.
O processo de registo da patente de um conjunto de instrumentos cirúrgicos desenvolvidos em Portugal e destinados ao tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo (STC) foi aprovado nos EUA, disse hoje o cirurgião-ortopedista Dinis Carmo, autor do projeto.
A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) considera que a legalização da eutanásia irá destruir e medicina e afetar “gravemente” a relação entre o médico e o doente.
O diretor do serviço de otorrino do hospital Santa Maria, Lisboa, entregou no Ministério Público uma queixa-crime por difamação e denúncia caluniosa contra a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e contra cinco colegas otorrinolaringologistas.
Um estudo realizado por investigadores do Porto concluiu que a intervenção de enfermeiros especialistas em saúde mental, aliada à medicação, é significativamente mais eficaz a reduzir os níveis de ansiedade quando comparada com o tratamento apenas com medicamentos.
A Ordem dos Enfermeiros avisa que as unidades de cuidados na comunidade estão “votadas ao abandono”, sem meios humanos e equipamentos, considerando que isso condena ao fracasso uma reforma dos cuidados de saúde primários.
Os responsáveis pelo projeto do BE sobre despenalização da morte assistida, João Semedo e José Manuel Pureza, afirmaram hoje ter tido uma conversa "muito produtiva, muito sincera" com o Presidente da República sobre esta matéria.
O Centro Universitário e Hospitalar do Algarve (CHUA) precisa de 100 auxiliares de ação médica para suprir as necessidades de pessoal, alertou hoje uma dirigente sindical, no último dia da greve dos trabalhadores em funções públicas do CHUA.