Enfeitar um pinheiro é uma tradição real que chegou a Portugal apenas no século XIX. Se os artificiais não são para si, saiba quais são, segundo os especialistas, os que melhor se adequam à função. São várias as opções à disposição.
As últimas semanas do ano são as melhores para fazer aquela que uma das tarefas de jardinagem mais importantes e mais fáceis. Para garantir beleza, cor e aroma nos meses mais frios e na primavera, saiba quais são os gestos a empreender.
É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão. Versáteis e saborosas, são fonte de niacina, de vitamina A e de vitamina C.
É uma das variedades botânicas mais cultivadas nos jardins de norte a sul do país mas, apesar da resistência que a caracteriza, também é afetada por pragas. Teresa Chambel, arquiteta paisagista, ensina a protegê-la de umas das maiores ameaças.
Uma técnica fácil de executar para conseguir mais exemplares da que também é apelidada de rosa-do-natal, apesar de em muitas zonas do país ser, sobretudo, conhecida como besteira ou erva-besteira. Os conselhos dos especialistas.
Não faz apenas bem à saúde humana. As potencialidades deste alimento no combate de pragas e doenças são maiores do que aquelas, à partida, poderia julgar. Descubra quais são as melhores formas de o utilizar no jardim.
Esta planta é extremamente rica em mucilagem, especialmente na raiz, o que lhe confere grande parte dos seus benefícios nutricionais que tem. Contêm ainda antocianinas, óleos essenciais, alguns taninos, flavonoides e glicósidos.
Apetece-lhe variar e apostar numa decoração diferente? Uma peça indispensável para a época de festas natalícias e uma excelente forma de dar as boas-vindas aos seus convidados! A arquiteta paisagista Sandra Mesquita explica como se faz.
Os Jardins Perdidos de Heligan, localizados na Cornualha, em Inglaterra, são o exemplo perfeito do respeito pela história e pelo amor da natureza. Vera Nobre da Costa, cronista da revista Jardins, relata o que descobriu quando lá esteve.
Introduza no seu terreno exterior, na varanda ou no terraço esta planta suculenta, muito bonita e fácil de cuidar, também conhecida por agave-dragão, agave-pescoço-de-cisne ou agave-cauda-de-raposa. Descubra como deve proceder.
Poucas flores conseguem gozar de tanto prestígio como as desta espécie. Veja os cuidados a ter com a localização e com a escolha do terreno, a rega e a multiplicação para preservar esta planta. As recomendações dos especialistas.
Os períodos mais propensos a intempéries exigem cuidados de proteção das culturas acrescidos. Veja o que fazer para os salvaguardar com película de plástico, um dos materiais mais usados para os resguardar nesta época.
Apesar de ser no jardim que muitos gostam de as ver e de as admirar, estas flores também podem ser cultivadas em recipientes que podem ser mantidos em terraços. Veja como deve proceder para conseguir garantir o seu desenvolvimento desta forma.
A plantação de variedades botânicas bolbosas exige cuidados acrescidos com a preservação e conservação das sementes a plantar futuramente. Outubro é um bom mês para o fazer. Veja como deve proceder e conheça outros cuidados a ter nesta fase.
Quatro horas era o limite de tempo para construir um jardim japonês, segundo as regras aprendidas nas duas semanas do japanese garden intensive seminar, uma formação especializada promovida pela Universidade de Quioto, no Japão.
Podem não ter as dimensões dos médios e dos grandes, mas também exigem um planeamento à altura. Saiba quais são os materiais que deve privilegiar e as soluções a que deve recorrer para tirar maior partido do (pouco) espaço.
É uma forma de não as desperdiçar. Num vídeo muito explicativo, Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, blogger especializada, arquiteta paisagista e autora de vários livros de jardinagem, ensina qual é a melhor forma de proceder.
Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento. Descubra a que é que esta variedade botânica faz bem e saiba como a cultivar.
Mais ou menos conhecidos, maiores ou menores, encantam turistas de todo o mundo, que encontram nestes espaços um bálsamo para os sentidos. Muitos deles, além das plantas, das árvores e dos arbustos, também integram fontes, cascatas e estatuária.
A botânica e a fitoterapia são excelentes aliados na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Conheça o que algumas espécies podem fazer por si e surpreenda-se com os seus poderes terapêuticos de variedades botânicas muito comuns.
Os primeiros meses do ano são perfeitos para cuidar das flores que, daqui por uns tempos, vão dar mais cor ao seu jardim. Comece por podá-las. Saiba qual é a melhor forma de o fazer.
Em Espanha e em Itália, tal como sucede em muitos pátios da Grécia, são muito comuns as superfícies verticais repletas de apontamentos florais. Descubra conselhos úteis para conseguir muros floridos que vão deslumbrar os seus vizinhos.
Apetece-lhe ter mais verde em casa? Aproveite esta ideia original, colorida, fácil de executar e de longa duração, que Dário Nemésio, autor do blogue O Meu Amor É Verde, ensina a criar em menos de nada. É muito mais fácil do que imagina!
São um dos alimentos mais apreciados por muitos mas exigem alguns cuidados para potenciar o seu sabor. Saiba quais são as principais técnicas e precauções a ter em conta quando os confecionar. Os conselhos de uma especialista neste ingrediente.