A tuya é uma das variedades botânicas mais cultivadas nos jardins portugueses mas, apesar de resistente, também é afetada por pragas. "O meu jardim está rodeado por uma sebe de tuyas que cumprem bem a sua missão. No ano passado, esta começou a ficar desnudada a partir do centro, apresentando zonas castanhas e o mesmo sucede este ano", lamenta Alfredo Gonçalves. "O terreno onde está plantada é pouco fértil e argiloso e encharca com facilidade", esclarece.

Este leitor da Jardins, residente no concelho das Caldas da Rainha, contactou a diretora da revista de jardinagem para pedir aconselhamento. "As amostras que nos enviou da sua tuya (Thuya orientalis) indicam que está a ser atacada por um fungo. Muito certamente será um fungo de nome Phytophtora", esclarece Teresa Chambel. "Esta doença encontra-se no solo e é favorecida pela pobreza dos nutrientes e por um arejamento incorreto", acrescenta ainda.

"Antes de mais, deve começar por fazer um bom adubo orgânico e aplicar um bom fertilizante corretor com magnésio para corrigir as carências nutricionais da planta", aconselha, nestas situações, a arquiteta paisagista, blogger e autora de livros de jardinagem como "Um jardim para cuidar" e "Um jardim dentro de casa", publicados pela editora A Esfera dos Livros. "Deve ainda melhorar a drenagem do solo para proteger a sua tuya", recomenda Teresa Chambel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.