Quando somos mais jovens, não temos por hábito pensar exaustivamente nas nossas finanças nem no nosso futuro financeiro, mas a verdade é que quanto mais cedo começamos a gerir a nossa vida financeira, mais benefícios recolheremos desta decisão no futuro.
O crédito consolidado é uma opção que poderá ajudá-lo a poupar muito dinheiro e aliviar algum sufoco financeiro que poderá estar a sentir no caso de estar a pagar as prestações mensais de vários créditos.
Existem centenas de dicas que pode pôr em prática para viver uma vida financeira mais feliz e estável, mas estas dez são as favoritas da equipa do Doutor Finanças. Siga-as e releia-as quando precisar de motivação extra para poupar e tomar boas decisões relativamente ao seu dinheiro.
Os pedidos de crédito online estão, por vezes, associados a burlas e a empresas pouco confiáveis que pedem comissões de análise e deixam de comunicar com os potenciais clientes. Mas nem sempre pedir crédito online é perigoso. Aprenda a proteger-se e conheça o perfil de uma empresa credível.
A compra de casa é uma das decisões financeiras mais importantes da nossa vida. A ponderação sobre a casa que vamos comprar, a escolha do banco, as negociações para o melhor spread... Há muitos papeis e muita informação para analisar. E o seguro de vida é algo com que nos preocupamos?
Com a chegada da época natalícia são muitos os portugueses que, na altura de comprar presentes de Natal, preferem a Internet aos tradicionais centros comerciais. A pensar nisto, damos-lhe quatro dicas para fazer compras online de forma segura e eficaz.
A generalidade dos portugueses tem várias responsabilidades de crédito a seu cargo. De uma forma geral constatamos que a maioria sabe o valor da prestação que tem a pagamento e que já são poucos os que sabem no imediato quanto ainda têm em dívida e/ou o número de prestações em falta. Mas menos ainda
Possivelmente já constatou que as taxas de juro têm vindo a cair consistentemente todos os meses. Se a queda dos juros penaliza quem tem poupanças, acaba por beneficiar todos aqueles que têm créditos. Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode poupar dinheiro com a queda das taxas de juro.
Talvez esteja tentado em criar a sua empresa e não sabe por onde começar. Ou quer ter o seu próprio negócio e tem receio de dar o primeiro passo. Neste artigo vamos mostrar-lhe como criámos a Reorganiza, uma empresa que em menos de dois anos tem mais de 25 colaboradores e continua a recrutar.
O crédito habitação é o produto bancário que mais tempo nos acompanha nas responsabilidades bancárias. As condições que negociamos no início são muito importantes e para isso a ajuda para escolher o melhor crédito habitação pode vir a ser muito lucrativa nas suas contas. Mas será que é possível redu
Não gostamos que nos recusem nada. Se temos um desejo queremos vê-lo concretizado. Assim, quem pede um crédito está na expetativa de o ver aprovado de modo a conseguir satisfazer as suas necessidades, os seus desejos ou os seus sonhos. Felizmente, existem instituições financeiras que recusam concede
No Dia Mundial do Consumidor foram conhecidos vários estudos sobre os hábitos de consumo e de poupança das famílias portuguesas. Infelizmente, os dados não são animadores e devem-nos levar a alguma reflexão. Neste artigo iremos deixar alguns alertas e reflexões que o podem ajudar a poupar um pouco m
Quem compra uma casa com recurso ao crédito habitação está a assumir uma relação de longo prazo com uma instituição financeira. É certo que poderá sempre transferir o crédito habitação para outro banco, mas isso não invalida que faça uma análise adequada e rigorosa.
Pode parecer um pormenor de linguagem, mas o significado é totalmente distinto. Vulgarmente dizemos que “sou fiador da casa do meu filho” (por exemplo), mas na realidade o que devemos dizer é que “sou fiador da dívida da casa do meu filho”.
Tem sido uma dúvida de muitos leitores do Dr. Finanças. Será que é possível arrendar uma casa tendo associado um crédito habitação? Vamos responder-lhe a estas e outras perguntas já de seguida.
Temos assistido a muitos casos cujas dificuldades financeiras iniciaram com uma incorreta utilização do cartão de crédito. Vai depender muito da utilização que der ao seu cartão, pois estes tanto podem ser bons instrumentos de gestão de finanças pessoais, como podem levar aos caos.
Nos últimos anos assistimos a uma grande queda das taxas de juro. Infelizmente, esta queda não se verificou apenas nos créditos mas também nas contas poupança e nos depósitos a prazo. Na realidade, a generalidade dos bancos já não tem grande interesse em que os seus clientes lá depositem o dinheiro
O Doutor Finanças dedicou as últimas semanas ao crédito habitação. Procurámos publicar um conjunto de artigos que se destinam a ajudar os nossos leitores a ficar esclarecidos sobre todas as potencialidades, especificidades e perigos do crédito habitação. Neste artigo iremos fazer um apanhado de dica
O Governo está a preparar alterações às regras para as reformas antecipadas de forma a beneficiar os que têm maior carreira contributiva. O Governo quer que os contribuintes tenham mais tempo para decidir se querem, ou não, avançar para a pensão antecipada de velhice, uma vez que esta implica reduçã
A linguagem que utilizamos pode criar interpretações erradas sobre determinadas realidades. Um exemplo caro é a palavra “empréstimo” quando aplicada ao setor financeiro. O banco empresta mesmo alguma coisa?