Se é o seu caso, saiba que não tem que se contentar apenas com a fonte de rendimento do seu emprego full-time. Se tem um hobby ou uma paixão por uma outra área ou atividade, aprenda a monetizá-la e transforme-a numa fonte de rendimento extra!

Existem inúmeras formas de criar rendimento extra através de atividades criativas, quaisquer que sejam. Ficam aqui algumas sugestões que pode aproveitar e adaptar à sua situação concreta.

Crie um blog

Hoje em dia quase toda a gente tem um blog, mas ainda pouca gente monetiza blogs em Portugal. Dentro desta opção existem várias formas de monetizar um blog, seja de forma direta ou indireta, mas de uma forma mais simples e descomplicada, pode sempre recorrer aos anúncios/banners ou a programas de afiliados. Se escrever sobre finanças ou finanças pessoais, o Boonzi - por exemplo - tem um programa de afiliados para bloggers e influenciadores digitais.

Pode encontrar outros programas para afiliados também nos seguintes sites:

Wook

Edreams

Skin

Eduke

My Protein

Bol

Fnac

Iberweb

Webtuga

Zona Óptica

Beauty4All

Wine Club Portugal

Prozis

Pode também encontrar redes de afiliados em:

tradedoubler

beRuby

NetAffiliation

NetLucro

Zanox

Crie produtos digitais para obter rendimento passivo

Referimos-nos a cursos online, por exemplo. Se criar um blog com um vertente informativa e/ou educacional que venha a ser bem sucedido, fará sentido apostar em cursos online para obtenção de rendimento passivo. O Doutor Finanças, por exemplo, dispõe de cursos online via email. Embora sejam gratuitos, poderá copiar a ideia, mas colocando um preço nos seus cursos ou lições online.

Veja mais na página seguinte

Passe a vertente educativa para a realidade

Se é um expert numa área com alguma procura, considere também organizar workshops presenciais e até sessões de consultoria. Existem grupos no Facebook dedicados exclusivamente à divulgação de workshops e pode também utilizar a aplicação Meetup para divulgar workshops dentro de áreas e nichos específicos.

Abra uma loja online

Se tem um talento especial para as artes manuais, porque não vende as suas criações numa loja online como a Etsy? No espectro físico, pode aproveitar as dezenas de feiras que acontecem por todo o país para vender a sua arte. Veja nesta lista as feiras de artesanato que acontecem em vários pontos do país e descubra as que ficam mais perto de si.

Revenda o que já não usa

Não é propriamente uma fonte de rendimento fixa, mas se tiver items que já não usa e que ainda estão em boas condições, porque não vendê-los no OLX? Os artigos que já não usa podem fazer outra pessoa feliz e pode também render-lhe ainda um bom dinheiro. Reviste as suas gavetas e compartimentos menos utilizados em casa e veja o que encontra. A seguir, faça uma seleção e registe-se no OLX e no Custo Justo para encontrar uma nova casa para os seus artigos.

Outros hobbies e interesses que pode monetizar:

  • Fotografia – comece por expor os seus trabalhos em sites como o Olhares ou o Flickr e construa um site-portfolio para atrair mais clientes e facilitar a marcação de sessões fotográficas;
  • Consertos/prestações de serviços
  • Moda e costura
  • Culinária/pastelaria
  • Assistência pessoal e babysitting
  • Petsitter/dog walker – coloque anúncios nas caixas de correio dos seus vizinhos que permitirem publicidade e anuncie os seus serviços inicialmente no seu bairro ou área de residência.

Não se esqueça de gerir o seu rendimento extra!

Veja também: Como fazer um orçamento mensal passo a passo

Um rendimento extra, tal como as despesas extra, faz parte do seu orçamento familiar, pelo que não se esqueça de registar todas as entradas de dinheiro que ganhar através de um dos seus hobbies! Como já vem sendo hábito, recomendamos a aplicação portuguesa Boonzi para fazer a gestão do seu orçamento familiar.

Por vezes, podemos sentir-nos assoberbados com as nossas várias fontes de despesa, tendo em conta que a maioria de nós possui apenas uma fonte de rendimento, por isso não deixe de pôr a sua criatividade a trabalhar para si e explore a possibilidade de obter um rendimento a partir de uma das suas paixões ou ocupações de tempos livres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.