Nas últimas décadas, o número de homens a recorrer a procedimentos estéticos aumentou consideravelmente, com os liftings a destacarem-se na lista das operações mais procuradas. Esta intervenção realiza-se numa sala de operações, com anestesia local e sedativos ou anestesia geral, dependendo da complexidade da intervenção, que é praticamente idêntica na mulher e no homem. O tempo de recuperação depende da envergadura da intervenção, mas costuma provocar pouco incómodo.

Normalmente, "aparecem inchaços e nódoas negras, que desaparecem ao fim de 15 dias", explica José Amarante, cirurgião plástico. "Durante uma semana, não poderá lavar a cabeça, onde estão os pontos e as cicatrizes ficam tapadas pelo cabelo. Se as pessoas não estiverem preparadas, ficam chocadas com o seu aspecto, pois parecem ter tido um acidente devido aos edemas e hematomas", avisa o especialista.

As celebridades com quem eles e elas mais gostavam de se parecer
As celebridades com quem eles e elas mais gostavam de se parecer
Ver artigo

Tal como nas mulheres, nos homens o inchaço desaparece geralmente em 15 dias, e seis meses depois consegue-se ver o resultado definitivo. Evite atividades extenuantes durante duas semanas. Saunas e banhos a vapor são proibidos e deve evitar a exposição solar durante uns meses.

"Muita gente ainda encara a cirurgia estética como uma coisa de mulheres mas é perfeitamente aceitável que os homens também se operem", defendeu também já publicamente o cirurgião plástico de origem tunisina Hatem Zili. Segundo a American Society for Aesthetic Plastic Surgery, o número de homens a recorrer à cirurgia estética aumentou cerca de 325% desde 1997, apesar de só serem responsáveis por 9,5% do total de procedimentos.

Texto: Rita Caetano com José Amarante (cirurgião plástico)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.