Fala-se muito no bouquet da noiva e pouco na boutonnière do noivo, assim sendo resolvi dedicar um artigo a este adorno que já faz parte da tradição do casamento mas que pode ser tudo menos tradicional.
Boutonnière ou lapela do noivo, pode chamar-se das duas formas. Constitui um acessório que ajuda a destacar as pessoas mais importantes de um casamento: o noivo, os pais dos noivos e os padrinhos. Deve estar sempre no lado esquerdo do casaco, acima da altura do bolso e preso por um alfinete.
Antigamente, usar uma flôr era quase regra da indumentária do casamento. O botão de rosa, o Cravo, a Gipsófila eram das flores mais usadas para este efeito e muito embora se continue a usar muito, com o passar do tempo, os noivos têm arriscado mais na escolha da flor da lapela, optando por outras flores como: Callas, Jasmim, Astromélia, Angélicas (…) flores que causam um efeito muito bonito na lapela do noivo.
Mas como nada deve ser regra, pode também optar por flores que não sejam naturais: flores secas, uma folha, uma pena … ficará bastante criativo tornando-se num pormenor diferente.
Conjugar ou não o bouquet da noiva com a lapela do noivo é uma escolha do casal. Não tem de ser assim. Na minha opnião se se optar pelo uso de flor natural na lapela acho que faz todo o sentido conjugar com o bouquet da noiva , no entanto se a escolha for algo mais criativo não será importante pensar nessa conjugação.
Mas as ideias não ficam por aqui. Investir na criatividade e na irreverência é cada vez mais o mote dos casais actuais. Porque não ir mais além e pensar em algo que tenha bastante significado, que seja divertido ou simplesmente que tenha a sua cara?
Os tempos mudaram e não temos de ficar presos a clichés e tradições. A imagem do casamento tem mudado muito ao longo do tempo e a busca pelo diferente tem sido a grande aposta dos casais. E são essas necessidades diferentes que transformam o mercado e obrigam os fornecedores a adaptarem-se aos noivos e nunca o contrario.
Comentários