
Quando foi lançada a primeira edição de setembro e que tipos de conteúdos aborda?
A primeira edição de setembro da Vogue foi lançada em 1893 e, apesar das mudanças que ocorreram ao longo dos anos, a revista de moda sempre teve a mesma preocupação: funcionar como uma espécie de guia sobre tudo aquilo que os leitores precisam de saber sobre a nova estação.
“Forecast of Autumn Fashions” (1917) “Autumn fabrics and original designs” (1928), “Paris Openings 1” (1936) e “Ready-to--wear Collections” (1945) são alguns dos títulos dos primeiros números da revista que no ano passado completou 125 anos de existência.
Nas palavras da Condé Nast, responsável por editar a revista desde 1909, “a Vogue faz uma imersão no mundo da moda, guiando os leitores face aquilo que está prestes a acontecer. Provocadora, relevante e sempre influente, a Vogue define a cultura da moda”.
Qual o seu objetivo e porque razão é considerada a edição mais importante do ano?
Em grande parte deve-se ao facto de o mês de setembro simbolizar um novo começo: estamos perante o início de uma nova estação, o retorno ao trabalho depois das férias de verão e o início de um novo ano letivo para muitas famílias. Ou seja, não é por acaso que Candy Pratts Price, Executive fashion director da Vogue, tenha afirmado que "setembro é o janeiro da moda".
“A edição de setembro tornou-se num evento e pessoas que não imaginamos a folhear a Vogue regularmente abordam-me na rua ou numa festa e dizem ‘Gostei muito daquela capa ou da edição de setembro’. Acho que tem um grande alcance. Em grande parte devido ao sucesso do documentário do R.J. Cutler, ‘The September Issue’. É uma edição que as pessoas aguardam com expectativa face a todas as outras e, para nós, da revista, é a edição da qual mais nos orgulhamos, na qual mais trabalhamos e que exige mais criatividade”, referiu Anna Wintour num podcast da Vogue a propósito da sua 27ª september issue que teve como protagonista a cantora Beyoncé (2015).
A revista, que começou por ser uma publicação semanal e depois quinzenal aquando da compra pela Condé Nast, só passou a ser publicada todos os meses em 1973. Após a implementação desta mudança, a edição de setembro passou a ser lançada em meados do mês agosto e destaca-se pelo grande volume de páginas.
Quanto tempo demora a preparar?
É planeada com seis a oito meses de antecedência e sempre com a supervisão de Anna Wintour e de toda a sua equipa. No documentário ‘The September Issue’ é possível ver que tudo é pensado ao milímetro: desde o orçamento disponível, às histórias e diversos editoriais que vão integrar a revista. Uma das primeiras coisas a ser definida é a personalidade que irá protagonizar a capa da edição, seguindo-se uma reunião com o fotógrafo escolhido para o efeito onde se discute o local e o mood pretendido.
Mais tarde, Anna Wintour e o seu grupo de trabalho ficam encarregues de realizar um fitting com a protagonista. O objetivo é decidir os looks e os penteados que melhor se adequam para a sessão fotográfica.
Enquanto isso, a restante equipa fica encarregue de dissecar as coleções da estação e discutir, em reuniões editoriais, quais as tendências que vão integrar o número de setembro. Nos escritórios da revista existe um quadro magnético onde são colocados os diversos editoriais pensados para a edição e que Anna Wintour vai supervisionando e fazendo as alterações necessárias até à data de fecho da edição.
Para além disso, é ainda criada uma mini réplica da edição de setembro que contém tudo aquilo que supostamente deverá aparecer nas páginas da revista. A réplica é impressa e entregue a Anna Wintour que fica encarregue de supervisionar tudo e colocar as devidas notas. Como referiu Candy Pratts Price, Executive fashion director da Vogue no famoso documentário, “vai ser sempre o ponto de vista da Anna. A Vogue é a revista da Anna e é isso que lhe dá credibilidade."
Qual a edição com mais páginas?
De todas as edições lançadas até ao momento, a de setembro de 2012 detém o recorde de maior número de páginas: ao todo são 916, o que se traduziu em dois quilos de revista. Lady Gaga foi a grande protagonista da edição de setembro desse ano tendo sido fotografada pela dupla Mert Alas e Marcus Piggott. O styling ficou a cargo de Grace Coddington, que até 2016 ocupou o cargo de diretora criativa da Vogue.
Qual a personalidade que mais vezes apareceu na edição de setembro?
Desde que se tornou uma edição mensal, Linda Evangelista é a mulher e supermodelo que mais vezes apareceu na edição de setembro da revista (1991, 1993, 1997 e 2001). As modelos Lauren Hutton (1974 e 1975), Patti Hasen (1976 e 1977), Kim Alexis (1980 e 1984), Amber Valletta (1995 e 1996) e Kate Moss (1996 e 2011) vêm em seguida com duas capas no currículo para a edição americana.
Quando o assunto são estrelas da música e do cinema, Isabella Rosellini (1982 e 1985), Jennifer Lawrence (2013 e 2017) e Beyoncé (2015 e 2018) são as mulheres que mais vezes apareceram na famosa edição de setembro.
Recorde-se que Anna Wintour foi das primeiras editoras de moda a compreender o alcance e potencial do fenómeno da cultura das celebridades e a incorporar isso na revista. “A Anna anteviu este fenómeno da cultura das celebridades muito antes de toda a gente e, apesar de odiar, tenho de admitir que ela estava certa. Não podemos ficar atrás de ninguém e temos de continuar em frente. Ela fê-lo e a revista é muito bem sucedida por causa isso”, explicou Grace Coddington durante o documentário ‘The September Issue’.
O que já se sabe sobre a edição de setembro de 2018?
Pela segunda vez, Beyoncé é a estrela da edição de setembro fazendo história por duas razões: ser a primeira a ter total controlo sobre a edição, e não Anna Wintour, e pelo facto de, pela primeira vez na história da Vogue, a publicação ter um fotógrafo negro a fazer a capa. A escolha, claro, foi da própria Beyoncé, ou não tivesse o controlo desta edição que chega às bancas dia 21 de agosto.
Até ao momento não se sabe o número de páginas da edição de setembro que está a dar que falar pela entrevista reveladora que a cantora norte-americana concedeu à publicação e onde aborda diversos temas da sua vida.
Recorde as últimas 12 edições de setembro da revista liderada por Anna Wintour.
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