Chama-se Pre-Owned, é a nova aposta da Zara a chegar ao mercado europeu e que tem um propósito muito simples: prolongar ou dar uma nova vida às peças de roupa que tem em casa e já não quer.
Circularidade é a palavra chave desta plataforma de moda, lançada no dia 12 de dezembro em Portugal, e vai permitir que milhares de clientes da marca espanhola possam usufruir de diferentes serviços disponíveis à distância de um clique.
"Esta nova plataforma enquadra-se na estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo Inditex e é uma das suas prioridades a fim de avançar para uma cadeia de valor cada vez mais sustentável", pode ler-se no comunicado enviado.
Inserida na app da Zara, a plataforma Pre-Owned permite que os clientes possam escolher o que fazer com as peças de vestuário que já não usam: se querem repará-las, vendê-las ou doá-las.
A reparação aplica-se a qualquer peça da marca, como é o caso da troca de fechos ou botões, e pode ser requerida online ou numa loja. Se optar pela venda entre particulares deverá fazer upload da peça em questão na categoria indicada e disponibilizar o máximo de informação sobre o produto assim como as respetivas imagens.
No caso da doação, que poderá incluir peças de outras marcas, "os clientes podem solicitar a recolha ao domicílio de roupa usada para ser doada a entidades sem fins lucrativos. Estas encarregar-se-ão de a classificar para serem reutilizadas, sempre que seja possível, ou então reciclá-las se estas chegaram ao fim do seu ciclo de vida, apoiando o desenvolvimento de projetos nas comunidades locais", adianta.
A platafoma Pre-Owned já está disponível online, na app ou nas lojas físicas espalhadas pelo país.
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