O primeiro dia do Portugal Fashion volta a ser em Lisboa, conforme tem vindo a acontecer nas últimas edições, seguindo depois para o Porto, para três jornadas de desfiles, que decorrem até sábado entre a Alfândega do Porto e espaços diferentes da cidade, com propostas para o outono/inverno.
Organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o evento de moda arranca às 18:30, no Convento do Beato, com o projeto Arte Moda by Casa Pia, no qual são apresentados os trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa Pia, "num desfile coletivo em que se pretende divulgar o talento dos jovens criadores formados na instituição".
O encerramento do primeiro dia está a cargo da dupla de criadores Alves/Gonçalves, cuja coleção para a próxima estação fria "representa vários confrontos: ‘oversize’ versus longilíneo, dialeto feminino versus masculino, simplicidade versus austeridade versus urbano, ordem versus desordem e baço versus brilho".
Já os Storytailors levam à passerelle do Portugal Fashion, segundo informação da organização, "A Caminhada da Viúva Branca", em que propõem "padrões e materiais que podem despertar uma multiplicidade de ideias e sensações" e "sobreposições de camadas que transformam a silhueta".
"Lãs, o burel da Burel Factory, pelos, veludos, cetim, ‘georgette’, algodão, fibra. Texturas, cortes e motivos aplicados que sugerem conchas, espirais e escamas. Matérias-primas tradicionais portuguesas e materiais e acabamentos tecnológicos", descrevem ainda.
Depois da emancipação do espaço Bloom, dedicado a novos talentos, os criadores emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça mantêm-se na passerelle principal e apresentam, num desfile conjunto, os coordenados para o próximo outono/inverno.
Aliás, a plataforma destinada aos jovens criadores também marca presença no primeiro dia do evento e no espaço Bloom a marca HIBU apresenta uma vez mais as suas criações.
Comentários