No quarto dia da Semana da Moda masculina, na qual foram apresentadas as coleções para a primavera-verão 2025, os modelos desfilaram no imenso foyer do museu da Triennale, na capital lombarda, em clima minimalista.

O público pode contemplar as obras-primas da coleção, como os casacos de três quartos em couro, arrematados com um pequeno colarinho, em tons pastel como o verde-maçã e o rosado, com longas fendas nas costas e bolsos laterais profundos.

O corte das peças é preciso e limpo, e os tecidos, macios. Predominam o couro, o popeline e a seda.

O estilista atualizou o uso das calças curtas, omnipresente, combinado com casacos cruzados ou camisas no mesmo tom por cima, ou inclusive com casacos longos. Já as calças curtas em couro na cor bordeaux - marca registada da Gucci - são usadas sem camisa.

Para a praia, a Gucci sugere camisas largas decoradas com pérolas ou flores bordadas, mas também estampadas com folhas de banana, surfistas e golfinhos.

"Esta coleção fala de encontros entre a cidade e a praia, e entre as pessoas que amam a vida. Finalmente, fala de liberdade", comentou o estilista.

"Eu sinto-me livre quando não há distância entre as minhas palavras e os meus pensamentos, entre as minhas ações e o meu coração. Espero que as pessoas se sintam livres e confortáveis dentro da minha roupa", acrescentou.

Muito sóbrios, os desfiles do estilista napolitano de 41 anos não têm nada a ver com os habituais shows exuberantes do seu antecessor, Alessandro Michele, nomeado em março diretor criativo da Valentino.

O estilista, que trabalhou durante 14 anos para a Valentino após passar por Prada e por Dolce & Gabbana, foi nomeado em janeiro de 2023 pelo grupo Kering para dar um impulso às vendas da icónica marca italiana, que estavam em baixa.