Em linha com as normas recentemente aprovadas pela União Europeia no sentido de um cada vez maior compromisso na promoção de uma economia circular e na sustentabilidade dos materiais, a iniciativa da Timberland, intitulada Second Chance, pretende dar resposta a um dos maiores problemas ambientais que a indústria têxtil enfrenta – o desperdício.

Com o mote ‘dê ao seu calçado uma segunda oportunidade’, reutilizando-o ou reciclando parte dele, no ano passado a iniciativa conseguiu recolher 2600Kg de calçado usado, através de 104 lojas aderentes por toda a Europa. A iniciativa chega agora a Portugal com a adesão de 21 lojas por todo o país.

“Portugal está cada vez mais na moda e, naturalmente, este é um mercado estratégico para a Timberland. A iniciativa Second Chance pretende combater um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias, sensibilizando os nossos consumidores para a adoção de uma conduta de responsabilidade social e ambiental”, refere Susana Silva, Head of Brand and Marketing da Timberland para o Grupo Brodheim.

A campanha já está ativa em todas as lojas Timberland e, em troca pela ajuda na redução do desperdício de calçado, a marca oferece um desconto de €10 na próxima compra de um par de calçado. Os artigos depositados são enviados para as instalações da empresa parceira nesta iniciativa, a Wippytex, onde são selecionados e triados para serem desmantelados para reaproveitamento dos materiais, ou reciclados e transformados em matériaprima.

Compromisso com o meio ambiente

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Para a marca líder mundial de produtos de vestuário e calçado para o ar livre, as preocupações ambientais são uma missão. Como parte deste compromisso, a marca estabeleceu padrões ambientais rigorosos, os Timberland Environmental Product Standards (TEPS), investindo e sensibilizando para a problemática com diversas iniciativas de responsabilidade ambiental.

Até à data de hoje, as iniciativas de responsabilidade ambiental da marca já originaram a plantação de 8,7 milhões de árvores em todo o mundo, geraram mais de 1.000.000 de horas de serviço comunitário prestado pelas equipas Timberland em todo o mundo, e o reaproveitamento em calçado Timberland de 233 milhões de garrafas de plástico.

Até 2020, a marca pretende incluir em todos os produtos de calçado, pelo menos, um material reciclado, orgânico ou renovável (ROR), utilizar algodão orgânico, originário dos E.U.A., ou proveniente da iniciativa Better Cotton, produzir todo o calçado e vestuário sem PVC, reduzir o consumo energético para 10% e obter 50% da energia através de fontes renováveis.

Para além disso, a Timberland pretende alcançar uma taxa de reciclagem de 95%, chegar aos 10 milhões de árvores plantadas e envolver 80% dos colaboradores em serviço comunitário.

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