Joias em filigrana a partir de "o coração de Viana", roupa de cama a reproduzir lenços de namorados e azulejos portugueses, sacos em junco e "mochos" de cozinha são algumas das peças com que a criadora Elsa Lopes quer conquistar os portugueses de Paris e os franceses "rendidos" a Portugal.

"Lancei a marca quando percebi o que era o mercado da saudade e que havia uma lacuna nos artigos. Vi que o que é nosso funcionava cá e mesmo para os franceses que é o público que agora tento atingir", explicou à Lusa a designer portuguesa, de 32 anos.

O desfile vai acontecer no barco Le Kiosque Flottant, em Port de La Gare, em Paris, com fado ao vivo e petiscos portugueses da mercearia gourmet 'online' "Le Comptoir de Lisbonne".

"O tema é a saudade e o amor porque Viana é amor. Quem gosta vem, quem ama fica. Chama-se Amor porque está estampado na cama um coração bordado dos namorados e está escrito dentro Amor. Por outro lado, a coleção de joias tem sempre o coração de Viana ou a filigrana", descreveu.

Elsa Lopes, que está em França há 10 anos, imagina as peças, desenha-as e pede a familiares e a artesãs da sua terra, Viana do Castelo, para as executarem, vendendo-as, depois, através da sua página na rede social Facebook "Le Coeur d'Elsa", em vendas privadas e em festivais de folclore na capital francesa.

Esta é a sua segunda coleção, depois de ter apresentado "Coração de Viana" no ano passado, tendo ambas em comum a aliança "entre a nostalgia, a tradição portuguesa e um toque de modernidade".

Elsa Lopes vai também apresentar alguns dos seus produtos no Salão do Imobiliário e Turismo Português em Paris este fim de semana, na Porta de Versalhes, em Paris.