Usando tecnologia avançada e a rede social Instagram, investigadores da Universidade de Indiana garantem que conseguem saber quem será a próxima modelo que fará sucesso nas passarelas.
Até aos dias de hoje, as modelos não comunicavam diretamente com os seus consumidores ou fãs. Mas a internet, e principalmente as redes sociais, vieram alterar o modo como as modelos são vistas pelo público.
Os investigadores reuniram estatísticas de cerca de 400 modelos inscritos na maior base de dados profissional de modelos, reunindo cor de cabelo e olhos, altura, cintura, peito, tamanho de roupa e sapatos, agência de modelos onde está inscrita e número de passarelas já realizadas. Depois de reunidos estes dados, analisaram as contas de Instagram das mesmas modelos - o número de seguidores, número de posts por mês, número de "gostos" e comentários aos posts, e se estes eram positivos ou negativos.
No final, foram escolhidas 15 modelos como potenciais novas top models. Das oito modelos que se esperavam vir a ser as novas caras, seis foram de facto identificadas como tal. Das sete que foram selecionadas como sendo as menos populares, seis foram realmente as que tiveram menos sucesso.
A popularidade foi definida pelo número de passarelas que as modelos fizeram durante as apresentações das coleções Outono/Inverno 2015, entre fevereiro e março. De acordo com os investigadores. as seis mais populares foram Sofia Tesmenitskaya, Arina Levchenko, Renata Scheffer, Sasha Antonowskaia, Melanie Culley e Phillipa Hemphrey.
Este estudo concluiu que o peso continua a ser um fator importante para o sucesso da modelo, já que a indústria da moda continua a preferir modelos magras.
Kendall Jenner é um dos exemplos em como o Instagram pode ditar o sucesso de uma modelo. A irmã de 19 anos de Kim Kardashian tem 36.4 milhões de seguidores na rede social e trabalhou para marcas e estilistas como Estee Lauder, Calvin Klein, Chanel, Alexander Wang, Marc Jacobs, depois de ter desfilado nas coleções de Outono/Inverno 2015.
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