"Londres - dinâmica, vibrante, cosmopolita - representa a cultura mundial", disse em comunicado o estilista italiano Giorgio Armani, descrevendo a capital britânica como "o cenário perfeito" para apresentar a sua nova coleção.
O desfile de Armani, no domingo, será o ponto alto da 66ª edição do evento londrino, consagrado à moda feminina primavera-verão de 2018.
O grande italiano da moda, mais habituado às passerelles de Milão, vai aproveitar a presença em Londres para presidir a reabertura da sua loja no famoso bairro de Mayfair.
Tommy Hilfiger vai encerrar o evento na terça-feira à noite com um desfile no clube Roundhouse, em que já se apresentaram Jimi Hendrix, Pink Floyd e David Bowie.
"O inspirador legado musical e da moda de Londres faz dele o lugar ideal para realizar o nosso próximo desfile", disse o estilista nova.iorquino à revista de moda online Women's Wear Daily.
Planos do Brexit
Armani e Tommy Hilfiger reforçam a posição de Londres, conhecida pela participação na comunidade vibrante de jovens estilistas, mas carente de grandes nomes, exceto a marca Burberry.
"Ficamos muito orgulhosos quando as marcas internacionais se pretendem apresentar em Londres", disse Caroline Rush, diretora executiva do British Fashion Council, que organiza a Semana de Moda de Londres.
Ela "prova que a nossa cidade é um centro cultural e criativo internacional e que tem um papel importante a jogar", diz em comunicado à Agência France-Presse (AFP).
A chegada dos dois estilistas é especialmente bem-vinda num momento em que o setor teme a fuga de talentos e negócios devido à saída do Reino Unido da União Europeia.
Mas a moda feminina parece não se importar com o Brexit. A diretora executiva diz que as vendas aumentaram 1,3% em 2016 e que não há espaço para a complacência.
"Estamos em contato constante com o governo e outras indústrias criativas sobre as negociações do Brexit", explicou.
Moda Amazon
Londres será o cenário de 85 desfiles com cerca de 5.000 convidados, entre jornalistas, compradores e especialistas.
No sábado será a vez dos desfiles dos prodígios britânicos Gareth Pugh e J.W. Anderson, seguidos pela Burberry que encerrará o dia.
Será a primeira coleção da marca britânica desde que a chegada do novo presidente, Marco Gobbetti, que trabalhava na marca de luxo francesa Céline.
Gobbetti tem como missão dar vida nova a uma marca.
A marca nova-iorquina Nicopanda vai apresentar no sábado a sua coleção criada para a Amazon Fashion, uma nova iniciativa da grande empresa de venda.
Para além da marca Armani, no domingo vão desfilar a TopShop, a Versus Versace - segunda marca da italiana Versace -, assim como a MM6 e a marca parisiense Maison Martin Margiela.
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