
No dia em que assinala o Dia Internacional do Animal, a The Body Shop e a Cruelty Free International entregaram 8,3 milhões de assinaturas contra os testes de cosméticos em animais na sede das Nações Unidas em Nova Iorque com vista à criação de um global framework para acabar com os testes em animais e colocá-los na agenda do desenvolvimento sustentável desta organização.
Estas assinaturas são o culminar de mais de 30 anos de ativismo e cooperação entre a The Body Shop, a primeira marca internacional de beleza a fazer campanhas contra os testes de cosméticos em animais, e o seu parceiro de campanhas de longa data, a Cruelty Free International, a primeira organização mundial sem fins lucrativos dedicada a acabar com os testes em animais de ingredientes e produtos de cosmética.
Este esforço conjunto foi a campanha mais ambiciosa de sempre realizada com o intuito de acabar com os testes em animais de cosméticos e serve de modelo para inspirar ações empresariais, governamentais e civis de forma a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 (SDG12): Consumo e Produção Responsáveis e outros problemas chave de consumo e produção responsáveis. Lise Kingo, Diretora Executiva da UN Global Compact, juntou-se à The Body Shop nas Nações Unidas para discutir o que as empresas podem fazer para envolver e mobilizar os consumidores no apoio às SDGs.
As assinaturas da petição, recolhidas em todo o mundo em apenas 15 meses, apelam aos países com assento nas Nações Unidas que formalizem um global framework que acabe de vez e em todo o mundo com os testes de cosméticos em animais, descritos como práticas cruéis, antiquadas, dispendiosas e ineficientes.Atualmente existem alternativas mais fiáveis. A The Body Shop e muitas outras empresas cruelty free usam ingredientes sem crueldade inovadores e eficazes em todos os seus produtos, todos eles testados através de métodos modernos e não recorrendo a animais.
Embora tenham existido avanços consideráveis, incluindo a proibição de realizar testes de cosméticos em animais na União Europeia a partir de 2013 e a venda de produtos testados em animais, 80% dos países ainda não consideram os testes de cosméticos em animais ilegais. A Cruelty Free International estima que mais de 500.000 animais são usados anualmente em testes de cosméticos. Um Global Framework é a única forma de eliminar o sofrimento dos animais e criar condições de igualdade em todo o mundo.
Uniformizar os requisitos necessários para a realização de testes de segurança em todo o mundo iria permitir que as empresas pudessem evitar burocracias desnecessárias e a duplicação de testes para aceder aos mercados internacionais satisfazendo igualmente a exigência dos consumidores por produtos de cosmética mais seguros e "humanos". Um global framework iria dar mais confiança às empresas que estão a produzir cosméticos seguros e eficazes e satisfazer as exigências dos consumidores por produtos realmente sem crueldade em animais. Este global
framework estaria também alinhado com a visão do mundo das Nações Unidas: "Um mundo em que a humanidade viva em harmonia com a natureza e em que animais selvagens e outras espécies vivas estão protegidos."
"Em apenas 15 meses mais de oito milhões de pessoas assinaram os seus nomes reconhecendo que os testes de cosméticos em animais estão ultrapassados, são cruéis e desnecessários", afirmou David Boynton, CEO da marca de de cosméticos. "Estamos determinados em acabar o que a nossa fundadora, Anita Roddick, começou em 1989, e estamos hoje a realizar um evento especial nas Nações Unidas onde pedimos que a indústria da cosmética, a sociedade civil e os governos colaborem de forma a acabar de vez com os testes de cosméticos em animais em todo o mundo."
"Juntamente com o espírito ativista das equipas das nossas lojas espalhadas em todo o mundo, chegámos a mais clientes com esta campanha do que com qualquer outra já realizada", afirmou Jessie Macneil-Brown, Global Head of Activism da The Body Shop. "O apoio de tantas pessoas em todo o mundo demonstra que o ativismo empresarial pode ter um impacto positivo à escala mundial."
Para Michelle Thew, CEO da Cruelty Free International, esta petição acabou por ser extremamente importante uma vez que veio consciencializar muitas pessoas para esta temática. “As pessoas estão mal informadas sobre os testes de cosméticos em animais”, referiu.
"Esta iniciativa demonstra o potencial que as empresas têm para envolver e mobilizar os consumidores à escala mundial para apoiar as SDGs, e como a inovação empresarial, o permitir políticas e dar poder aos consumidores pode ajudar a alcançar uma verdadeira mudança. As SDGs dizem respeito a todos nós e estamos ansiosos por trabalhar com a The Body Shop para construir e partilhar conhecimentos e visões, para aproveitar os consumidores e mobilizar o coletivo para padrões de produção e consumo mais responsáveis", afirmou a CEO e Diretora Executiva da UN Global Compact.
Os consumidores podem mostrar o seu apoio ao partilharem a hashtag da campanha #ForeverAgainstAnimalTesting nas redes sociais de forma a dar a conhecer o problema.
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