Liberdade para sonhar. Liberdade para sair, para dizer, para pensar, para fazer. Numa altura em que víamos a liberdade como uma garantia, passámos pelo doloroso processo de a perder.

“O impacto da mudança obrigou-me a sair da minha zona de conforto”, diz Juliana Bezerra. “A primeira e principal inspiração foi o surrealismo. Comecei a estudar o movimento artístico e pensei em convidar a Marisa, fundadora da marca portuguesa Sienna, para colaborar comigo. A ideia seria partilhar referências e influências e construirmos duas coleções diferentes - de joalharia e roupa - a partir do mesmo conceito”, acrescenta a joalheira.

As pistas para as duas coleções vêm do trabalho de Dorothea Tanning (girassóis), de Miró (os gatos), de Dalí (o olho) mas também de elementos surpreendentes que a joalheira encontrou - como o osso buco.

“O surrealismo é uma influência forte, mas para mim é muito importante que um tema não descaracterize uma coleção. No final, quando acabo um projeto, tenho que olhar para as peças e sentir que estão alinhadas com o meu trabalho, que me representam a mim, mas também uma evolução - que são um passo em frente e não um passo ao lado”, desmistifica Juliana. “Por isso mesmo não posso só mergulhar nas artes e no que já está feito, ainda que seja muito inspirador. Estou sempre atenta a tudo o que me rodeia. Guardo tudo e trago para casa. Grande parte do meu processo criativo passa pela descoberta de novas formas e dos meus próprios elementos”, acrescenta.

Em 'Liberté' descobrimos sobretudo brincos oversized, um desafio para a joalheira. “Os brincos são peças statement. Na verdade é difícil criar objetos mais excêntricos, maiores, e perceber ao mesmo tempo se são confortáveis e não pesam na orelha. É um trabalho que exige muita experimentação”, explica Juliana Bezerra. Mais literais (como o anel que tem ‘Liberté’ escrito) ou subtis (os colares que lembram molduras de quadros), todas as peças contam uma história, são criadas para uma mulher livre.

Disponíveis online em www.julianabezerra.com.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.