São 12 percursos e histórias diferentes, mas todas têm algo em comum: dão vida à mensagem “Tu podes ser o que quiseres!”. Devido às suas carreiras de sucesso, Sara Moreira, Rita Ferro Rodrigues e as jovens ginastas Joana Moreira e Rita Ferreira são algumas das mulheres portuguesas que diariamente demonstram a milhares de pessoas que o seu futuro é repleto de possibilidades e de sonhos por concretizar.

Outro desses exemplos recai sobre o percurso de Catarina Furtado. Para além da sua carreira televisiva, a apresentadora tem-se destacado pelo seu trabalho humanitário como Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA e Presidente da Associação “Corações com Coroa” que pretende contribuir para a capacitação de meninas, jovens e mulheres. Em comunicado, Catarina Furtado agradece a distinção e faz um pedido de desculpas pessoal à boneca mais famosa do mundo.

“Quero agradecer o prémio à Barbie e quero pedir desculpa por ter sido tão preconceituosa durante tantos anos do seu passado. A verdade é que detesto preconceitos, mas nós nunca tivemos os mesmos interesses. No entanto, hoje, quero dar os parabéns convictos à Barbie porque veio provar que está nas nossas mãos podermos fazer da vida o que entendermos, mudarmo-nos a nós próprios e aos outros também. Hoje, a Barbie é uma inspiração para muitas meninas, raparigas e mulheres para que reivindiquem as suas oportunidades e lutem pelas suas escolhas,” disse a apresentadora de televisão.

Com esta distinção, a Barbie continua a homenagear figuras femininas heróicas que, ao quebrarem barreiras e ao expandirem as possibilidades das mulheres em todo o mundo, inspiram meninas a seguirem as suas pisadas e perceberem que nada é impossível.

"Na altura [com 15 anos] não era muito normal uma rapariga sair de casa tão cedo, e não deve ter sido fácil para o meu pai aceitar algumas coisas que teve de ouvir e ver, mas ele foi absolutamente fantástico e fez-me sempre sentir que se eu quisesse e acreditasse tudo era possível. Doze anos depois, estou no mesmo sítio, em Lisboa, com um universo de representação que amo e sei que não teria conseguido sem eles, mas também sei que existem muitas raparigas que não têm esse apoio. Eu tive a sorte de ter os meus pais do meu lado, mas se vocês não tiverem encontrem alguém que vos apoie, alguém que vos diga que é possível, porque é possível.", afirmou a atriz Victoria Guerra sobre este reconhecimento.

Para conhecer as 12 mulheres homenageadas pela Barbie, clique na galeria.